Biblioteca

Tratamento para cicatrizes faciais: o guia definitivo

  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report

A alta visibilidade das cicatrizes faciais muitas vezes a torna a forma mais angustiante de cicatrizes para muitas pessoas. Nenhuma outra parte de nossos corpos é tão importante, única ou esteticamente importante quanto nossos rostos.

As cicatrizes faciais são mais comumente resultado de acne, mas também podem ser causadas por traumas graves, como um acidente de trânsito ou lesão no trabalho, exposição a produtos químicos ou muita luz solar, queimaduras e até mesmo como resultado de alguns tratamentos cirúrgicos ou médicos.

Cobrir a cicatriz com cosméticos é uma solução que muitas pessoas escolhem, mas felizmente agora existem inúmeros tratamentos que podem ajudar a reduzir a aparência de uma cicatriz facial. A escolha do tratamento depende, em última análise, do seu orçamento, considerando os riscos e o tipo de cicatriz que você possui.

Um estudo de 2008 da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, afirmou que as mulheres acham os homens com cicatrizes faciais mais atraentes para um relacionamento de curto prazo, enquanto a avaliação masculina da atratividade feminina não foi afetada por suas cicatrizes faciais ou pela falta delas.

Britânicos malucos, você pode dizer, mas o apelo sexual das cicatrizes intriga os especialistas há muitos anos. Talvez uma cicatriz facial seja considerada um sinal de masculinidade, não parece ter atrapalhado as carreiras de Harrison Ford, Joaquin Phoenix ou Seal, que até se casou com uma das maiores supermodelos do mundo, Heidi Klum. Celebridades como Tina Fey, Catherine Zeta Jones e até Kate Middleton, a Duquesa de Cambridge, são consideradas entre as mulheres mais bonitas do mundo com suas cicatrizes faciais raramente mencionadas.

As cicatrizes faciais podem ser resultado de um trauma de um acidente ou processo cirúrgico, cicatrizes de acne ou, em casos raros, causadas por uma doença subjacente como Lúpus Eritematoso Discóide (LED), uma doença de pele que causa inflamação sob a pele, lesões e cicatrizes; como aqueles no rosto do cantor Seal. Determinar que tipo de cicatriz você tem geralmente é o primeiro passo para decidir qual tratamento seria melhor para você.

Os diferentes tipos de cicatrizes faciais

A cicatrização é uma parte natural do processo de cicatrização que ocorre após uma lesão. Existem quatro tipos principais de cicatrizes; cicatrizes queloides, cicatrizes hipertróficas, cicatrizes de contraturas e cicatrizes de acne. Um dermatologista avaliará primeiro que tipo de cicatriz você tem antes de recomendar um tratamento adequado. Abaixo, examinamos rapidamente cada tipo de cicatriz antes de revisar as opções de tratamento.

Cicatrizes quelóides

As cicatrizes quelóides são o resultado de um processo de cicatrização excessivamente agressivo com tecidos fibrosos densos salientes que se estendem além da ferida original nas áreas circundantes da pele. As cicatrizes quelóides raramente se formam no corpo principal da face, mas podem ser predominantes ao redor da linha da mandíbula ou nos lóbulos das orelhas (especialmente após a perfuração da orelha). Se não forem tratados, os quelóides podem crescer incomumente e podem se tornar um problema cosmético ou dificultar o movimento.

Os tratamentos potenciais incluem cirurgia para remover a cicatriz, injeções de esteróides ou folhas de silicone para achatar a cicatriz. A crioterapia (congelamento usando nitrogênio líquido) é usada para tratar queloides menores e cicatrizes queloides podem ser evitadas com tratamento de pressão ou almofadas de gel quando a lesão ainda é uma ferida.

Cicatrizes Hipertróficas

As cicatrizes hipertróficas são muito semelhantes aos queloides, pois se projetam como cicatrizes vermelhas elevadas, mas não se estendem além da área da ferida original. A protrusão tende a melhorar gradualmente após um ano ou mais, mas pode tornar-se persistentemente coceira ou restringir o movimento quando localizada perto de uma articulação ou músculo.

Normalmente causadas por cortes ou sangramentos, as cicatrizes hipertróficas diminuem com o tempo e podem ocorrer em qualquer tom de pele. Os tratamentos são semelhantes aos queloides com injeções de esteroides para reduzir a inflamação ou aplicação de folha de silicone para achatar a cicatriz, mais comumente utilizada.

Cicatrizes de Contratura

Como o nome sugere, essas cicatrizes ocorrem quando a pele aperta ou se contrai durante o processo de cicatrização e são vistas principalmente em queimaduras de segundo ou terceiro grau. À medida que as cicatrizes crescem, a pele se contrai, o que pode dificultar muito a movimentação da parte do rosto. As cicatrizes causadas pela contração da pele podem ser ainda mais profundas e afetar tanto os músculos quanto os nervos.

O tratamento mais eficaz para cicatrizes de contratura é a cirurgia com enxertos ou retalhos de pele para liberar ou reconstruir a pele apertada, especialmente quando o movimento dos músculos faciais é limitado.

Cicatrizes de Acne

As cicatrizes de acne são a fonte mais comum de cicatrizes faciais, com mais de 90% dos adolescentes sofrendo de acne e continuando na idade adulta em 12 a 14% dos casos. As cicatrizes de acne normalmente ocorrem como lesões ou reentrâncias na pele onde você removeu manchas, espinhas ou cravos intencionalmente ou não. O corpo ou o rosto tenta se reparar infundindo a pele com colágeno, se o corpo produzir muito pouco colágeno, depressões ou depressões se formarão à medida que a pele cicatriza.

Enquanto muitos de nós sofrem de acne e suas potenciais cicatrizes, algumas pessoas acham que as cicatrizes não são ruins, enquanto outras podem sentir que estão afetando negativamente sua vida diária. O seguro médico não cobre o custo do tratamento da acne e a maioria dos dermatologistas reluta em recomendar procedimentos cirúrgicos, a menos que o paciente sinta que as lesões da acne estão causando um grande obstáculo à sua vida. Algumas pessoas podem querer cicatrizes menos visíveis, enquanto outras querem apenas suavizar a pele áspera e ondulada.

O vídeo do Youtube a seguir mostra as diferentes maneiras de tratar cicatrizes de acne facial, algumas das quais veremos com mais detalhes abaixo.

Tipos de tratamento para cicatrizes faciais

Dermoabrasão

Um dos métodos mais populares para a remoção de cicatrizes faciais é a dermoabrasão, que remove as camadas superiores da pele. A dermoabrasão é realizada por um dermatologista com uma escova de arame ou uma roda que esfolia a camada superior da pele. Para cicatrizes levantadas, a dermoabrasão é basicamente como lixar.

Embora muitas pessoas vejam uma redução de 50% em suas cicatrizes, a dermoabrasão é um procedimento invasivo que pode ser muito desconfortável. As complicações potenciais da dermoabrasão incluem infecção, escurecimento da pele, vermelhidão e inchaço ou alterações irregulares na cor da pele. Algumas pessoas não relatam dor após o procedimento, mas muitas vezes o paciente recebe antibióticos e analgésicos para prevenir novas infecções e aliviar qualquer dor. A recuperação pode levar de sete a 10 dias.

A dermoabrasão não é para todos, especialmente pessoas com pele sensível, uma infecção ativa da pele como herpes ou uma doença autoimune que pode dificultar a cicatrização. Você também deve informar seu dermatologista sobre qualquer histórico de queloide ou cicatriz hipertrófica ou se você usou isotretinoína para tratar a acne nos últimos seis a 12 meses antes de iniciar o tratamento de dermoabrasão. Pacientes que fizeram recentemente um lifting facial ou lifting de sobrancelha também não são adequados para o tratamento de dermoabrasão.

Peeling Químico

Os peelings químicos usam ácidos suaves para descascar a camada superior da pele de maneira controlada. A camada superior da pele (epiderme) esfolia deixando uma nova camada de pele exposta. Dependendo do nível de esfoliação necessário para remover ou reduzir as cicatrizes faciais, você pode optar por um peeling profundo, um peeling superficial ou um peeling médio. Os peelings profundos usam fenóis que são mais fortes e mais comumente usados ​​para cicatrizes faciais à medida que se aprofundam na pele.

Peelings superficiais são muito mais suaves e usam ácido tricloroacético para melhorar a descoloração que você obtém com muitas cicatrizes, enquanto um peeling médio também é usado para descoloração e rejuvenescimento da pele envelhecida usando ácido glicólico. A intensidade do peeling profundo às vezes pode levar até três semanas para cicatrizar, de acordo com a Sociedade Americana de Cirurgia Dermatológica. Além disso, a casca deixará sua pele mais sensível ao sol, o que pode levar a queimaduras e cicatrizes adicionais.

Os peelings químicos deixam a pele mais lisa e com aparência mais jovem, mas se você tem pele sensível, principalmente pacientes com eczema, rosácea ou psoríase, deve ter cuidado, pois podem piorar os sintomas. Os peelings não são tão eficazes em peles mais escuras e, embora existam muitos peelings disponíveis, para cicatrizes você deve sempre usar um dermatologista certificado.

Tratamento a laser

O tratamento a laser ou resurfacing tem um dos períodos de recuperação mais rápidos de qualquer tratamento e quase sempre funciona melhor do que cremes tópicos ou peelings. Os peelings químicos apenas atacam o que está na camada superior, enquanto os lasers são muito mais profundos com o calor do laser quebrando o colágeno na pele, fazendo com que ele se reformule em feixes mais apertados e levando a uma pele mais lisa e firme. Os lasers mais fortes (ablativos), geralmente à base de dióxido de carbono, também removem a camada superior da pele, fazendo com que o rosto se cure em um estilo mais suave.

Os lasers não ablativos são muito menos dolorosos e não precisam de tempo de recuperação, mas os efeitos não são tão poderosos quanto os ablativos mais fortes. Se você optar pelo tratamento mais forte, precisará levar em consideração o tempo de recuperação, que geralmente será de dois dias a duas semanas, pode até ter que manter a área enfaixada até que ela esteja totalmente curada. Os lasers também podem causar infecções, cicatrizes e uma alteração na pigmentação da pele e não são tão eficazes em tons de pele mais escuros.

Preenchimentos de Pele

Os dermatologistas costumam usar preenchimentos de pele para preencher com segurança as cicatrizes deprimidas causadas pela acne. Colágeno, gordura do próprio paciente ou outras substâncias são usadas para preencher a cicatriz da acne. Os efeitos duram entre seis e 18 meses, embora alguns preenchimentos sejam permanentes.

Aperto da pele por radiofrequência

Um tratamento mais novo e mais acessível para o tratamento de cicatrizes de acne usa radiofrequência para apertar a pele, de modo que cicatrizes de acne deprimidas se tornem menos visíveis. As consultas repetidas são necessárias a cada quatro meses e os cuidados posteriores em casa envolvem a aplicação de protetor solar todas as manhãs e creme hidratante à noite. Alguns pacientes relatam uma sensação de queimação por cerca de uma hora após o tratamento e a pele pode apresentar uma coloração rósea por dois a três dias.

Cirurgia plástica ou estética

A cirurgia plástica é a forma mais invasiva e eficaz de tratar cicatrizes faciais e é muitas vezes referida como revisão de cicatriz, pois o procedimento altera a aparência da cicatriz. Dependendo da gravidade da sua cicatriz, o médico pode remover a cicatriz ou simplesmente movê-la para reduzir a aparência dela. Depois de remover a cicatriz, o cirurgião costura a ferida ou usa um enxerto de pele, normalmente retirado de trás da orelha para selar a ferida.

O alto custo da cirurgia plástica significa que às vezes não é uma opção para a maioria das pessoas, as companhias de seguros não cobrem a cirurgia estética e procedimentos mais complicados têm maiores riscos de infecção ou deixar outras cicatrizes.

Tratamentos em casa

Existem muitos tratamentos que você pode fazer no conforto de sua casa que muitas vezes serão mais baratos ou você já pode ter alguns dos agentes disponíveis. Aloe vera, que você provavelmente já tem em casa, fortalecerá a estrutura de colágeno no tecido cicatricial e impulsionará o processo de cicatrização. O mel é um poderoso umectante e antioxidante que ajuda a selar a umidade e evitar mais danos à pele. É também um agente clareador que ajudará a clarear a vermelhidão ou a cor da cicatriz.

Kits de clareamento podem ser comprados sem receita na maioria das farmácias que visam diminuir a aparência da cicatriz e a vaselina também disponível na farmácia vai hidratar a cicatriz e evitar que ela se agrave. Há um risco de reações alérgicas com muitos dos cremes de balcão que podem agravar mais a pele e causar mais cicatrizes.

Embora os tratamentos em casa sejam sempre mais baratos, não há garantia de que eles tratarão a cicatriz, eles podem apenas reduzir temporariamente a aparência dela. Se suas cicatrizes faciais são uma fonte de angústia com a qual você não pode mais conviver, é sempre aconselhável consultar um dermatologista que possa recomendar o melhor tratamento para você. Se as cicatrizes são resultado de um acidente ou trauma, parte dos cuidados posteriores oferecidos por especialistas de saúde abordará a questão de quaisquer cicatrizes faciais.

Minimizando e prevenindo cicatrizes

A maioria das cicatrizes são permanentes e o tratamento tende a se concentrar mais em reduzir sua visibilidade, em vez de removê-las totalmente. Às vezes, os procedimentos usados ​​para remover a cicatriz deixarão cicatrizes menores e menos visíveis em seu lugar. Ao tratar as feridas da pele à medida que elas acontecem, você ajuda a reduzir ou até mesmo evitar que as cicatrizes apareçam em primeiro lugar. Como diz o velho ditado, é melhor prevenir do que remediar!

Mais

Conteúdo verificado por RJ5929

Sempre procure um médico

Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.

Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.

  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report

Mostrar mais

CORE

Conselho de Mídia Independente - Grupo independente, de atuação jornalística; baseado em SP. Replica e elabora conhecimentos e assuntos de utilidade pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito.