Biblioteca

Os 5 itens de maquiagem comuns que estão envenenando seu corpo (89% das mulheres usam o nº 3)

  Verificado   Acurado   DMCA   Denunciar

Dor é beleza. Você já ouviu a expressão antes, e é verdade se você está pensando em depilar o corpo ou arrancar uma tira de poros. No entanto, os cosméticos têm o potencial de causar um tipo diferente de dor na forma de problemas de saúde graves.

A história produziu muitos casos em que pessoas (geralmente mulheres) adoeceram ou até morreram devido ao uso de cosméticos tóxicos.

Nós tendemos a zombar hoje da maquiagem vermelha e branca à base de chumbo usada nos anos 1800. O fato é que ainda estamos usando produtos que contêm ingredientes nocivos.

Cosméticos tendem a estar cheios de produtos químicos potencialmente nocivos, e você pode nem perceber. No entanto, existem alternativas de beleza natural por aí, se você gastar tempo para encontrá-las.

Embora os produtos possam não parecer, sentir ou cheirar exatamente como as versões originais e potencialmente menos seguras às quais estamos acostumados, eles são melhores para sua saúde.

Vejamos alguns ingredientes a evitar se você estiver tentando se libertar de produtos químicos em sua vida diária

Vários cosméticos e escovas.

1. Parabenos e outros conservantes

Parabenos, sulfatos e outros conservantes cosméticos são ingredientes ridiculamente comuns. Eles são encontrados em quase todos os produtos cosméticos convencionais.

Nos últimos anos, conservantes de alimentos e produtos de saúde foram colocados sob o microscópio para descobrir se eles são realmente seguros. A resposta foi um sonoro “não” por toda parte.

Qual é o problema com esses ingredientes? Descobriu-se que os parabenos são disruptores endócrinos, o que significa que podem imitar hormônios ou afetar a produção de hormônios do seu corpo. Essa interrupção hormonal é atribuída a outros problemas de saúde, como câncer de mama, infertilidade e início precoce da puberdade.

Escovas cosméticas.

2. Ingredientes à base de petróleo

Além do impacto ambiental dos produtos derivados do petróleo, evidências empíricas apontam para essa família de produtos como um potencial cancerígeno.

Embora o governo dos EUA ainda dê permissão para uso em produtos de saúde e beleza, qualquer substância que possa causar câncer deve ser evitada.

3. Formaldeído

Você provavelmente já sabe que o formaldeído pode ser perigoso. Você também sabia que poderia estar escondido em sua bolsa de maquiagem ou armário de remédios com um nome diferente?

O formaldeído é frequentemente encontrado em produtos para o cabelo, verniz para unhas, sabonete líquido e cola para cílios postiços. Outros nomes para o mesmo produto químico são óxido de metileno ou metil aldeído.

O formaldeído pode causar câncer. Também é atribuído a outros problemas de saúde, como distúrbios menstruais, mesmo em níveis baixos.

Uma pessoa aplicando esmalte.

4. Fragrâncias Sintéticas

As fragrâncias sintéticas são encontradas em quase todos os produtos comerciais de limpeza e cosméticos. Eles podem ser compostos de qualquer número de produtos químicos diferentes.

A verdadeira questão é que eles são em grande parte não testados. As empresas nem são obrigadas a revelar a formulação dos ingredientes de suas fragrâncias!

Fragrâncias sintéticas demonstraram causar problemas respiratórios, enxaquecas e muitas outras condições de saúde. O fato de esses ingredientes não serem amplamente testados é suficiente para afastar os consumidores cautelosos.

Embora esses ingredientes sejam encontrados em todos os lugares, existem alternativas viáveis. Os óleos essenciais, por exemplo, fornecem uma solução perfeita e natural para a questão da fragrância.

Óleos essenciais ou fragrâncias sintéticas.

5. Triclosan

O triclosan é uma substância frequentemente encontrada em produtos antibacterianos, como sabonete, desinfetante para as mãos e até creme dental. Embora o nosso mundo hoje seja feito de guerra química contra germes, pode não ser uma boa ideia a longo prazo.

Testes em animais mostraram que o triclosan pode interromper a produção de hormônios. Pensa-se também que as propriedades antibacterianas do triclosan podem ser parcialmente responsáveis ​​pelo desenvolvimento de cepas bacterianas resistentes a antibióticos.

Considerações finais

Pode ser difícil contemplar sua rotina de beleza com a ausência de produtos comerciais em sua base. No entanto, existem maneiras mais saudáveis ​​e naturais de parecer e se sentir bonita, por dentro e por fora.

Embora a maioria desses produtos químicos seja considerada segura em pequenas quantidades, um pouquinho de produto tóxico não me parece o caminho ideal para a saúde e a beleza.

Mais

Conteúdo verificado por RJ5929

Sempre procure um médico

Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of Salutio.org. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified with your trusted doctor, this being just a vehicle for basics about certain healthy behaviors, conscious food consumption and other notions. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance.

Disclaimer – (Portuguese version>) Este conteúdo foi elaborado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou pelo trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário de Salutio.org. Trata-se de um serviço sem fins lucrativos. É fortemente recomendado que todos os detalhes e informações publicadas sejam cuidadosamente verificados com seu médico de confiança, sendo este apenas um veículo para noções básicas sobre determinados comportamentos saudáveis, consumo consciente de alimentos e outras noções. Nunca permitimos recomendação de medicamentos, bulas de remédios ou qualquer orientação medicamentosa.

  Verificado   Acurado   Análise   Denunciar

Mostrar mais

CORE

Conselho de Mídia Independente - Grupo independente, de atuação jornalística; baseado em SP. Replica e elabora conhecimentos e assuntos de utilidade pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito.