Biblioteca

8 dicas para reduzir e esconder sua celulite

Você já ficou sob as luzes brilhantes de um provador de loja de departamentos e olhou com horror para sua bunda e coxas enquanto experimentava roupas de banho? Se sim, você pode ser uma das milhões de mulheres afetadas pela celulite.

A celulite não é bonita – e é muito difícil eliminá-la completamente. Mas onde há vontade há um caminho. Se você é geneticamente predisposto a essa pele grumosa e esburacada (dê uma olhada nas pernas da sua mãe), talvez seja mais difícil tentar fazê-la desaparecer.

No entanto, não se preocupe, vou mostrar-lhe exatamente como reduzir a aparência da celulite, a partir de hoje. Com essas dicas e truques, sua próxima viagem à loja de departamentos não será tão aterrorizante.

Uma mulher nua com pele saudável.

Depois de ler este post, você estará pronto para acender as luzes e os trajes de banho antes do final do verão. Antes de chegarmos às soluções, vamos falar um pouco sobre por que e como obtemos celulite em primeiro lugar.

O que é Celulite?

Além de ser desagradável e a razão pela qual você pode perder a festa na piscina de verão do seu amigo, a celulite não é nada que possa machucá-lo. É literalmente apenas a protrusão de gordura através do tecido conjuntivo, causando grumos ou covinhas na pele.

No começo eu não sabia que existem diferentes graus de celulite. Essas notas podem ajudá-lo a entender a gravidade de sua condição. Os diferentes graus de celulite incluem:

  • Grau 1: a celulite não é visível, mesmo quando você aperta a pele
  • Grau 2: A celulite não é visível quando você se deita ou fica de pé. Se beliscar sua pele, uma “textura de casca de laranja” pode ser vista
  • Grau 3: Você tem celulite visível quando está em pé, mas desaparece quando está deitado.
  • Grau 4: A celulite é visível em pé ou deitado.

Em qual grau você se enquadra? Se você tem vergonha de dizer, lembre-se que você não está sozinho. Mais de 90% das mulheres lidam com a celulite em algum momento da vida, o que significa que você provavelmente terá dificuldade em encontrar um amigo que não tenha celulite.

O que causa a celulite?

As pessoas quase sempre associam a celulite ao excesso de peso, mas essa não é a única razão pela qual você pode tê-la. Pessoas magras também podem ter celulite. A celulite é principalmente o produto da genética e, mais comumente, de hábitos de vida pouco saudáveis.

A celulite pode afetar qualquer pessoa, homem ou mulher, embora as mulheres sejam mais propensas devido à nossa tendência de carregar mais peso em nossas nádegas, quadris e coxas.

Genética

Se você quiser saber se sua genética o torna propenso à celulite, dê uma olhada nos homens ou mulheres mais velhos da sua família. Naturalmente, você provavelmente não notou celulite em seus colegas do sexo masculino, já que eles normalmente usam calças ou shorts. No entanto, se você já foi à piscina com sua mãe, tias ou avó, provavelmente já percebeu se elas sofrem de celulite.

De acordo com a Fitness Magazine, “a genética definitivamente desempenha um papel, tanto na probabilidade de seu corpo armazenar gordura quanto no quanto as faixas de tecido puxam a gordura”.

A dupla hélice do DNA.

A boa notícia é que seus genes desempenham apenas um papel pequeno e singular no desenvolvimento da celulite. Às vezes, levar um estilo de vida pouco saudável em termos de controle de peso pode ser a raiz maior do problema.

Infelizmente, seu gênero também pode ter algo a ver com o desenvolvimento da celulite. A maioria das mulheres tende a carregar mais gordura em torno de seus quadris, coxas e bumbum e, portanto, são mais propensas do que os homens a lidar com a celulite. Sorte nossa, hein?

Levando um estilo de vida pouco saudável

Genética à parte, a principal coisa que você precisa analisar ao lidar com a celulite é o tipo de estilo de vida que você está levando. Você é ativo ou principalmente sedentário? Você costuma comer demais? Você fuma ou bebe em excesso? Você se mantém hidratado o suficiente? Todos esses fatores podem desempenhar um papel no desenvolvimento da celulite.

Um homem de hambúrguer com batatas fritas e molho.

A boa notícia é que você pode manter a celulite sob controle por meio de algumas mudanças simples no estilo de vida que explico abaixo. Eliminar os alimentos ruins de sua dieta e incorporar algum exercício moderado em seu dia irá percorrer um longo caminho.

A Fitness Magazine lembra este fato simples: “Se você ficar em forma, é mais provável que tenha menos gordura no corpo e mais músculos, o que significa que desenvolverá menos celulite”.

Como esconder a celulite

Se você é geneticamente predisposto à celulite ou sabe que tem alguns quilos que pode perder, existem maneiras de reduzir a aparência da celulite começando agora.

1. Agende uma Massagem

Você não pode reclamar dessa sugestão, certo? A boa notícia é que a massagem ajuda a aumentar a circulação e a engordar a pele. Os efeitos duram apenas alguns dias, portanto, se você tiver um evento de pele nua, é melhor fazer sua massagem com um ou dois dias de antecedência.

Você encontrará diferentes sugestões sobre qual tipo de massagem é melhor. Quer você escolha uma “Massagem de Ventosa” ou talvez uma Massagem de Drenagem Linfática Manual (MLD), você estará a caminho de diminuir a aparência da celulite em pouco tempo… infelizmente essas não são as opções mais indolores. Para muitos, a beleza não conhece dor.

2. Aplique Autobronzeador

Você é uma senhora de pele clara? Nesse caso, a celulite pode parecer pior em sua pele. A pele escura esconde um pouco melhor a celulite e é por isso que sugiro aplicar um autobronzeador para reduzir sua aparência. Como sempre, tente comprar um bronzeador totalmente natural e não tóxico.

A última coisa que você quer fazer é adicionar mais toxinas ao seu corpo apenas para reduzir a celulite. Um dos meus produtos de bronzeamento favoritos pode ser encontrado na Amazon.

Para obter os melhores resultados, aplique uma loção autobronzeadora nas áreas problemáticas da celulite e, em seguida, opte por um spray de pulverização para uniformizar a aplicação. Isso garantirá a melhor cobertura e abordará especificamente suas áreas mais afetadas.

3. Beba muita água

Você sabe que a água é essencial para uma vida saudável, mas você realmente entende os efeitos da desidratação em seu corpo? Quando você não recebe H20 suficiente, você sentirá dores de cabeça, constipação, tontura, pressão baixa, batimentos cardíacos acelerados e até inconsciência se deixar ficar muito grave. Bem intenso né?

Uma pessoa usando uma caneca para tirar água de um rio.

Quando o assunto é celulite, a ingestão de água é super importante. De acordo com a Clínica Mayo, a desidratação pode causar “pele seca e enrugada que não tem elasticidade e não “retorna” quando comprimida em uma dobra”. Chugging sua ingestão diária recomendada de água garantirá que sua pele esteja adequadamente hidratada, elástica e brilhante.

4. Experimente cremes reafirmantes

Os cremes reafirmantes realmente têm um efeito temporário na celulite. Então, embora eles não façam sua celulite desaparecer, eles podem fazê-la desaparecer por um tempo. Há toneladas de cremes por aí para experimentar. Muitos têm silicone que ajudará a preencher as covinhas da sua pele, tornando-a mais suave. Este produto tem o benefício adicional de extratos de uva que ajudam a apertar a pele por baixo também.

Se você está se sentindo motivado ou é um DIYer, então você pode tentar fazer seu próprio creme reafirmante caseiro.

O YouTube tem uma quantidade razoável de vídeos tutoriais que você pode conferir. Você encontrará todos os tipos de sugestões de ingredientes, desde grãos de café até cera de abelha, bananas e até claras de ovos.

Para aumentar o efeito desses cremes, a Cosmopolitan sugere esfregá-los em um movimento de amassar. O benefício adicional da massagem “libera os fluidos presos que fazem a celulite parecer pior”.

5. Faça exercícios para a parte inferior do corpo

Vamos enfrentá-lo, o músculo geralmente parece melhor do que a gordura. Desenvolver músculos fortes nas áreas problemáticas da celulite fará maravilhas para reduzir a aparência da celulite. O músculo é mais firme e ocupa menos espaço em seu corpo, portanto, ele suga sua pele de volta, eliminando os temidos caroços.

A melhor coisa sobre o exercício da parte inferior do corpo é que você pode fazer muitos movimentos sem nenhum equipamento. Isso significa que enquanto você está lendo isso, você pode começar a tentar exercícios que reduzem a celulite!

Meus exercícios favoritos para a parte inferior do corpo são agachamentos e lunges. Para agachar, fique de pé com os pés afastados na largura do quadril. Ao se agachar, certifique-se de colocar o bumbum para trás o máximo possível para que os joelhos não ultrapassem os tornozelos. Repita este movimento 12-15 vezes, faça uma pausa e repita por 2-3 rodadas. Para apimentar este exercício, experimente estas variações de agachamento.

Para lunges, um vídeo pode explicar melhor o movimento. Confira este vídeo do YouTube para aprender a melhor maneira de investir.

Então, quando você estiver confortável com uma estocada básica, poderá explorar essas variações de estocada.

Quais são os seus exercícios favoritos para a parte inferior do corpo? Qualquer coisa que tenha como alvo seu bumbum, quadris e coxas será benéfica. Se você é novo no exercício, uma simples caminhada pelo bairro é um ótimo ponto de partida.

6. Tente escovar a seco

A escovação a seco é uma tendência recente que ainda não experimentei, mas já ouvi maravilhas sobre ela. Para quem não sabe, a escovação a seco combina esfoliação e massagem usando, você adivinhou, uma escova seca.

Ao escovar a seco, as cerdas da escova ajudam a esfoliar a pele, enquanto o movimento de escovação circular ajuda a promover a drenagem linfática, também conhecida como remoção de toxinas dos tecidos.

Diz-se que a escovação a seco cria uma pele macia e uniforme e ajuda a aumentar a circulação. As pessoas que experimentaram encontraram ótimos resultados, alegando ter celulite imediatamente disfarçada na região superior da coxa.

7. Limpe sua dieta

Se você tem excesso de gordura ou peso em seu corpo, provavelmente terá alguma celulite para lidar. A fim de ficar em claro você vai querer manter sua dieta sob controle. Eu tenho algumas regras gerais quando se trata de limpar sua dieta. Esses incluem:

  • Eliminando açúcar e alimentos processados
  • Minimizando a ingestão de carboidratos
  • Incorporando uma variedade de produtos coloridos.

Uma mulher olhando para a câmera enquanto segura um relógio, cercada por frutas e legumes frescos.

Outra coisa a se observar quando se trata de celulite é a ingestão de sal. O sódio pode causar retenção de líquidos e piorar a celulite. Procure evitar alimentos com mais de 200 mg de sódio. Junto com isso vai a ingestão de água também, muito sal e pouca água também podem ter efeitos negativos.

Tenho certeza de que você já ouviu isso antes, mas manter o perímetro externo do supermercado pode realmente ajudá-lo a evitar as coisas ruins. Esta regra irá ajudá-lo a encontrar facilmente alimentos que reduzem a celulite. Escolher uma variedade de frutas e vegetais lhe dará a maior variedade de vitaminas e nutrientes e ajudará a manter o excesso de gordura sob controle.

8. Coma Linhaça

A linhaça é uma fonte incrível de proteína e fibra e descobri recentemente que também é ótima para a sua pele! Este post do Dr. Oz explica: “A linhaça suporta os níveis de estrogênio e aumenta o crescimento de colágeno. O colágeno é o principal componente do tecido conjuntivo; fortalecendo a pele, ajuda a reduzir a aparência da celulite.”

Uma colher de sementes de linhaça.

A melhor coisa sobre a linhaça é que você pode adicioná-la a uma variedade de alimentos e nem perceber. Adicione 2 colheres de sopa ao seu smoothie matinal, aveia ou iogurte. Você também pode adicioná-lo a produtos assados, como muffins e pães.

O caminho para a redução da celulite

A celulite não é bonita, mas existem algumas maneiras bem simples de reduzir e esconder sua celulite, não importa qual seja a causa. Você pode ter certeza de que sua próxima viagem à praia não precisa ser uma provação terrível.

Usando minhas sugestões simples acima, você pode reduzir a aparência da celulite a partir de hoje. É possível até eliminá-lo completamente com um pouco de determinação e paciência.

Para esconder a celulite experimente aplicar um autobronzeador, fazer uma massagem, escovar a seco ou usar um creme reafirmante.

Para trabalhar para eliminar completamente a celulite, comece a limpar sua dieta e se exercitar. Os exercícios da parte inferior do corpo são especialmente benéficos porque essa é a área mais propensa à celulite.

Você tem algumas boas ideias de como esconder a celulite? Eu adoraria saber se você já experimentou algum! Em caso afirmativo, conte-me sobre eles abaixo ou deixe-me saber se há alguma correção de celulite que estou perdendo!

Fontes: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11

Mais

Conteúdo verificado por RJ5929

Sempre procure um médico

Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of Salutio.org. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified with your trusted doctor, this being just a vehicle for basics about certain healthy behaviors, conscious food consumption and other notions. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance.

Disclaimer – (Portuguese version>) Este conteúdo foi elaborado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou pelo trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário de Salutio.org. Trata-se de um serviço sem fins lucrativos. É fortemente recomendado que todos os detalhes e informações publicadas sejam cuidadosamente verificados com seu médico de confiança, sendo este apenas um veículo para noções básicas sobre determinados comportamentos saudáveis, consumo consciente de alimentos e outras noções. Nunca permitimos recomendação de medicamentos, bulas de remédios ou qualquer orientação medicamentosa.

Mostrar mais

CORE

Conselho de Mídia Independente - Grupo independente, de atuação jornalística; baseado em SP. Replica e elabora conhecimentos e assuntos de utilidade pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito.