Biblioteca

Remédios e tratamentos caseiros para gengivas retraídas

A saúde bucal é muitas vezes esquecida até que algo dê errado. Todos nós conhecemos as regras do bom senso, como escovar os dentes duas vezes por dia e usar fio dental regularmente, mas muitas vezes não nos importamos em cavar mais fundo do que isso.

Muitas vezes, problemas orais podem começar sem que você perceba. A retração das gengivas é um desses problemas que aprendi recentemente. Um dos meus amigos era um moedor de dentes sem saber. Ela suspeitava que estava fazendo isso, pois muitas vezes acordava com o maxilar e a boca doloridos, mas não achava que havia muito que pudesse mudar sobre um hábito durante o sono.

Infelizmente, em sua recente e atrasada consulta odontológica, o dentista notou que suas gengivas começaram a recuar um pouco. Enquanto ele lia a lista de possíveis causas, a palavra “moer” a atingiu como uma tonelada de tijolos. Atirar.

Uma mulher passando fio dental.

Ela saiu daquele dia munida de algum conhecimento sobre como tratar a retração das gengivas. Fiquei feliz em saber que algumas das sugestões eram remédios caseiros que eu, claro, adoro! Fico feliz em compartilhar com vocês tudo o que ela aprendeu, juntamente com algumas pesquisas minhas. Consegui descobrir o que faz com que as gengivas retraiam em primeiro lugar, bem como alguns tratamentos de retração que você pode tentar em casa.

O que causa a retração das gengivas?

De acordo com a Colgate, a recessão gengival é quando o tecido da gengiva se retrai e abaixa sua posição nos dentes, expondo as raízes. Existem vários hábitos que fazem suas gengivas retrocederem. Esses incluem:

  • Ser muito agressivo ao escovar ou usar fio dental
  • Genética
  • Dentes desalinhados
  • Rangendo os dentes
  • Lesão ou trauma do tecido gengival
  • Saúde bucal precária

Ser excessivamente agressivo quando você está escovando ou usando fio dental pode realmente ser uma coisa ruim – não apenas a intensidade de como você escova, mas também o tipo de escova de dentes que você está usando.

O Journal of Periodontology Online publicou um estudo que mostrou que o uso de uma escova de dentes “dura” pode causar mais danos e aumentar a possibilidade de retração gengival. Sempre compre uma escova de dentes de cerdas macias e tente não escovar com tanta força que as cerdas fiquem espalhadas contra os dentes.

A genética também pode influenciar na possibilidade de recessão gengival. Assim como o resto do seu corpo, as características da sua gengiva dependem muito do seu histórico familiar. Se seus pais ou irmãos estão com retração gengival, você também corre um risco maior.

Outra causa é o posicionamento anormal do dente. Se os dentes estiverem desalinhados, a retração gengival pode ocorrer facilmente.

Uma escova de dentes em um banheiro.

Assim como meu amigo descobriu, ranger os dentes é a causa da retração das gengivas. Se você acordar com dor na boca, mandíbula ou dor de cabeça, provavelmente está rangendo os dentes à noite. Se você suspeitar, consulte seu dentista imediatamente, pois a moagem pode causar outros problemas além da recessão gengival.

As duas últimas causas de retração gengival são lesões traumáticas nos dentes e gengivas ou simplesmente não prestar atenção suficiente à sua saúde bucal. Quando o tecido gengival começa a se desgastar, pode criar bolsas entre os dentes e a linha da gengiva.

Este é o local perfeito para o acúmulo de bactérias causadoras de doenças. Se você permitir que isso aconteça, seus tecidos gengivais e as estruturas ósseas de seus dentes podem ser severamente danificados.

Como tenho certeza que você já entendeu, dar a seus dentes e gengivas a devida atenção e cuidado ajudará a evitar que isso aconteça. Fico feliz em dizer que existem várias maneiras de cuidar da boca com remédios caseiros totalmente naturais.

8 remédios caseiros para gengivas retraídas

Embora eu sugira que você consulte seu dentista imediatamente se achar que suas gengivas estão retraindo, nem todo tratamento de gengiva retraída precisa ser realizado no consultório de um dentista. A boa notícia é que, com os devidos cuidados, essa condição pode ser revertida e prevenida no futuro.

No vídeo a seguir, o dentista Brian Halverson explica alguns dos tratamentos convencionais para retração gengival. Vou discutir as opções naturais aqui.

1. Amora

Descobriu-se recentemente que o cranberry tem um efeito positivo na saúde bucal. De acordo com a Canadian Dental Association, estudos recentes mostraram que os polifenóis nos cranberries podem ajudar a tratar e prevenir doenças periodontais e cáries dentárias. As cáries dentárias são “áreas danificadas nos dentes que se desenvolvem em pequenos orifícios”.

Um estudo publicado pela Canadian Dental Association descobriu que, quando as bactérias foram expostas ao suco de cranberry, sua adesão diminuiu bastante. Isso significa que as bactérias têm menos chance na boca quando o suco de cranberry está por perto.

Cranberries em forma de suco ou shake.

Os pesquisadores afirmaram que suas observações durante o experimento “sugerem que os polifenóis de cranberry podem inibir a colonização das superfícies dentárias por estreptococos orais e, assim, retardar o desenvolvimento da placa dentária cariogênica”.

Este artigo ainda se refere ao cranberry como “Teflon” para os dentes. Você tem que ter cuidado ao consumir suco de cranberry, no entanto, como a maioria das misturas nos supermercados tem açúcares adicionados.

2. Óleo da árvore do chá

O óleo da árvore do chá é um remédio natural incrível que tem sido usado por muitos anos. O óleo da árvore do chá vem das árvores de chá australianas; no entanto, essas “árvores” não se parecem com árvores. Eles são arbustos que crescem nas regiões costeiras úmidas da Austrália. O óleo da árvore do chá é coletado das folhas através de um processo de destilação.

Frascos de óleos essenciais.

O óleo da árvore do chá foi comprovado para auxiliar no atendimento odontológico. Você pode não saber, mas o óleo da árvore do chá é usado em uma ampla variedade de produtos hoje em dia, especialmente produtos odontológicos “naturais”. Você vai encontrá-lo em pasta de dente, fio dental, palitos dentais e enxaguatório bucal. Se você estiver interessado em experimentar um produto natural com óleo de melaleuca, confira este enxaguante bucal.

O óleo da árvore do chá pode ser aplicado topicamente ou por via oral, mas você não deve engoli-lo. Fale com seu médico ou dentista antes de adicioná-lo ao seu regime diário.

3. Vitamina D

Estudos recentes mostraram associações diretas entre a saúde periodontal e os níveis de vitamina D. Tomar suplementos de vitamina D pode melhorar sua saúde periodontal.

De acordo com um artigo publicado pelo Centro Nacional de Biotecnologia, para afetar a saúde periodontal, são necessárias doses diárias de vitamina D superiores a 800 a 1000 UI.

Suco de laranja com laranjas ao redor.

Pesquisas sugeriram que “a vitamina D pode ser benéfica no tratamento da periodontite, não apenas por seus efeitos diretos no metabolismo ósseo, mas também porque pode ter efeitos antibióticos nos perodontopatógenos e inibir mediadores inflamatórios que contribuem para a destruição periodontal”.

De acordo com o WebMD, você pode obter vitamina D das seguintes fontes:

  • Peixe gordo
  • Alimentos fortificados com vitamina D (produtos lácteos, suco de laranja, leite de soja e certos cereais)
  • Bife de fígado
  • Queijo
  • Gemas de ovo

Se você tem de um a setenta anos, deve procurar 600 UI de vitamina D diariamente. Se você tem mais de setenta anos, aponte para 800 UI diariamente.

4. Vitamina C

Embora a vitamina C seja há muito reverenciada como a vitamina ideal para evitar doenças, a maioria das pessoas não sabe que ela também ajuda a prevenir a doença periodontal. De acordo com o Journal of Dietary Supplements, “as pessoas que não adquirem vitamina C suficiente correm maior risco de doença periodontal”.

De acordo com este artigo da Livestrong, a vitamina C pode ajudar a proteger suas gengivas dos radicais livres. Os radicais livres podem destruir tecidos saudáveis ​​em seu corpo. Ao certificar-se de que você tem vitaminas suficientes, como vitamina C, você tem uma chance melhor de combater esses radicais livres antes que eles tenham a chance de danificar suas gengivas.

Um abacaxi na grama.

Livestrong também afirma que a vitamina C ajuda o colágeno do tecido conjuntivo. O colágeno é o que ajuda a manter as gengivas no lugar.

A vitamina C definitivamente soa como uma boa escolha para a saúde das gengivas para mim! De acordo com os alimentos mais saudáveis ​​do mundo, os seguintes alimentos são algumas das melhores fontes de vitamina C:

  • Mamão
  • Abacaxi
  • Laranjas
  • couve de Bruxelas
  • Brócolis
  • Cantalupo
  • Morangos
  • kiwi
  • Pimentões
  • Couve-flor

5. Vitaminas do Complexo B

As vitaminas do complexo B desempenham um papel fundamental na saúde das gengivas. A American Dental Hygienist Association nos diz que as vitaminas B são necessárias para a produção de novo tecido gengival. De acordo com MidTNDenistry, deficiências de vitamina B podem causar retração gengival, dores de dente e sensibilidade oral geral.

Um copo de nozes.

Como você pode ver, a vitamina B é um ingrediente necessário para uma boa saúde bucal e tratamento da retração gengival. Quando se trata de obter vitamina B em sua dieta, não deve ser difícil. A lista de alimentos que podem fazer isso é longa. De acordo com Livestrong, os alimentos ricos em vitamina B incluem:

  • Vegetais folhosos verde-escuros
  • Cereais integrais fortificados, pães e massas
  • carne vermelha
  • Nozes
  • Frango, peixe, porco
  • Gemas de ovo
  • Batatas
  • Banana

6. Chá Verde

Comecei a incorporar o chá verde na minha rotina diária há algum tempo. O chá verde tem alguns benefícios surpreendentes para a saúde. Um estudo publicado no The Journal of the American Dental Association descobriu que “o consumo rotineiro de chá verde pode promover dentes e gengivas saudáveis”.

O estudo acima foi realizado no Japão com 940 homens com idades entre 49 e 59 anos. Descobriu-se que aqueles que bebiam chá verde regularmente tinham “saúde periodontal superior à dos indivíduos que consumiam menos chá verde”.

Um homem peneirando folhas de chá verde.

O que torna o chá verde tão benéfico para a saúde bucal? Os pesquisadores acreditam que a catequina antioxidante pode ser responsável. Antioxidantes foram encontrados no passado para reduzir a inflamação. O artigo afirma que “Ao interferir na resposta inflamatória do corpo às bactérias periodontais, o chá verde pode promover a saúde periodontal e evitar mais doenças”

Incrível, certo? Este é apenas um dos muitos benefícios do chá verde. Há muitas razões para adicioná-lo à sua rotina matinal ou noturna.

7. Eucalipto

O eucalipto, encontrado principalmente na Austrália, é um tipo de árvore. Existem mais de 700 espécies diferentes. Segundo a Wikipedia, o óleo essencial de eucalipto é extraído das folhas de eucalipto. Diz-se que este óleo contém “compostos que são poderosos desinfetantes naturais e podem ser tóxicos em grandes quantidades.

Devido aos perigos envolvidos na ingestão de óleo de eucalipto, você deve discutir isso com seu médico antes de fazê-lo. Além disso, pode ser uma ótima maneira de melhorar sua saúde bucal.

Eucalipto.

Whole Health MD discute os benefícios anti-inflamatórios e de combate a germes do óleo de eucalipto. Eles afirmam que o eucalipto pode ajudar a prevenir a formação de placa nos dentes.

8. Aloe Vera

Aloe Vera é outra planta mágica que é conhecida por seus poderes curativos e calmantes. Esta planta amplamente utilizada contém toneladas de vitaminas e antioxidantes. Isso ajuda com sua imunidade e necessidades de cicatrização de feridas. O benefício mais surpreendente que aprendi é o fato de que o aloe vera contém 19 dos 20 aminoácidos necessários, com 7 dos 8 aminoácidos essenciais.

Em termos de saúde bucal, um estudo realizado pelo Journal of Indian Society of Periodontology mostrou que o aloe vera é realmente bastante útil quando se trata de doenças gengivais. É incrível para mim que uma simples planta, ao contrário de algo prescrito por um médico, seja capaz de curar e restaurar. Estas são as coisas que eu amo escrever sobre!

Babosa.

A boa notícia é que você não precisa pegar o gel de uma planta de babosa e colocá-lo na boca; você pode simplesmente comprar produtos de higiene bucal que contenham aloe vera. Existem toneladas no mercado como essa, como a pasta de dente Kiss My Face que você pode facilmente pegar na Amazon.

Considerações finais sobre remédios caseiros e tratamentos para gengivas retraídas

Manter os dentes em boa saúde exige uma rotina diária e disciplinada. A retração das gengivas não é o fim do mundo e, felizmente, com algumas pequenas mudanças em sua dieta e alguns remédios naturais, você pode estar no caminho certo para reverter o problema.

Cobrimos estes remédios caseiros para o tratamento das gengivas retraídas:

  • Oxicoco
  • Óleo da árvore do chá
  • Vitamina D
  • Vitamina C
  • vitaminas do complexo B
  • Chá verde
  • Eucalipto
  • Babosa

Você teve algum sucesso usando os remédios acima para saúde bucal ou retração gengival? Eu adoraria ouvir sobre sua experiência nos comentários abaixo. Quanto à minha amiga, ela finalmente conseguiu um protetor bucal para evitar mais danos aos dentes e começou a tentar algumas das opções que o dentista e eu apresentamos para ela.

Mais

Conteúdo verificado por RJ5929

Sempre procure um médico

Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of Salutio.org. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified with your trusted doctor, this being just a vehicle for basics about certain healthy behaviors, conscious food consumption and other notions. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance.

Disclaimer – (Portuguese version>) Este conteúdo foi elaborado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou pelo trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário de Salutio.org. Trata-se de um serviço sem fins lucrativos. É fortemente recomendado que todos os detalhes e informações publicadas sejam cuidadosamente verificados com seu médico de confiança, sendo este apenas um veículo para noções básicas sobre determinados comportamentos saudáveis, consumo consciente de alimentos e outras noções. Nunca permitimos recomendação de medicamentos, bulas de remédios ou qualquer orientação medicamentosa.

Mostrar mais

CORE

Conselho de Mídia Independente - Grupo independente, de atuação jornalística; baseado em SP. Replica e elabora conhecimentos e assuntos de utilidade pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito.