Biblioteca

8 alimentos caseiros para calcanhares rachados

O verão finalmente chegou! Depois de um inverno longo e frio eu não poderia estar mais animado. Com o verão vem um lindo sol, noites quentes e dias ainda mais quentes. Minha coisa favorita a fazer quando o tempo quente chega é vestir meus vestidos de verão, shorts e sandálias favoritos.

Embora eu adore ficar atrevida no meu guarda-roupa recém-redescoberto, o que eu odeio é lidar com as repercussões. Não sei se isso acontece com você – imagino que deva – mas meus saltos ficam tão rachados quando começo a usar sandálias e chinelos todos os dias. Eu realmente odeio isso.

Sinto-me como um réptil seco debaixo dos lençóis da minha cama. Fico envergonhado quando alguém está andando atrás de mim ou sentado perto de mim. Ele ficou tão ruim em alguns pontos que eu estava preocupado que não houvesse volta disso. Para minha sorte, no início do verão passado eu tive o suficiente e encontrei maneiras que realmente funcionam para consertar saltos rachados.

Eu compilei alguns remédios incríveis para calcanhares rachados para você. Confiram e me digam o que acharam!

Se você não tem tempo para uma leitura completa agora, você sempre pode conferir vídeos no YouTube que falam sobre várias maneiras de curar seus calcanhares rachados em casa.

O que causa calcanhares rachados?

Os calcanhares rachados são causados ​​principalmente pela exposição dos pés ao ar seco, criando pele seca e, em seguida, esfregando constantemente contra o calçado. Para começar, seus pés são drasticamente mais secos do que o resto do seu corpo.

Porque você pergunta? Bem, as solas dos pés na verdade não têm glândulas sebáceas. Portanto, são necessários vários milhares de glândulas sudoríparas para manter os pés hidratados.

Calcanhares rachados também podem ser mais um problema em pessoas com diabetes. A Everyday Health afirma que “Os diabéticos são propensos a ter calcanhares rachados porque os danos nos nervos dos pés devido ao açúcar no sangue descontrolado podem causar pele seca. Pessoas com diabetes são ainda mais propensas a contrair uma infecção por calcanhares rachados do que os não diabéticos”.

As pernas de uma mulher.

Além de secura e diabetes, também pode haver outras causas de calcanhares rachados. Algumas causas de calcanhares secos e rachados incluem:

  • Passar horas em pé todos os dias
  • Pés expostos aos elementos por longos períodos de tempo
  • Exposição excessiva a água quente, chuveiros quentes ou banhos quentes
  • Falta de umidade no ambiente
  • Estar acima do peso – isso causa aumento da pressão nas solas dos pés
  • Calçado desconfortável
  • Usar calçado aberto
  • Condições da pele, como psoríase, eczema ou outros problemas dermatológicos.

Isso pode fazer você pensar duas vezes antes de colocar aqueles saltos altos de novo. Cuidar dos pés é importante, mesmo que isso signifique fazer sacrifícios na frente da moda.

Abaixo, listo 8 remédios caseiros para calcanhares rachados. Meus saltos são magníficos neste momento, devido a vários dos remédios abaixo. Com certeza estarei usando minhas sandálias sem medo neste verão. E você?

8 remédios para calcanhares rachados

1. Esfoliante de Açúcar

No site do Dr. Oz, a podóloga Krista Archer recomenda um esfoliante para os pés com mel e açúcar para ajudar a atacar os calcanhares secos e rachados de uma vez por todas. Sua receita inclui:

Suas instruções sugerem o uso de movimentos firmes para massagear este incrível esfoliante em seus pés. Você simplesmente esfrega e massageia pelo tempo que quiser e depois enxagua com água morna. Seque os pés e pronto! A boa notícia é que você pode fazer um lote bastante grande e depois guardá-lo em um recipiente hermético por até um mês.

Se você quiser continuar experimentando diferentes misturas, este site oferece ainda mais receitas de esfoliantes com açúcar. Por favor, deixe-me saber se você tentar algum!

Se não é uma pessoa do tipo faça você mesmo, há muitas opções ótimas, naturais e orgânicas disponíveis na Amazon. Posso dizer-lhe pessoalmente que este tem um cheiro divino!

2. Pedra-pomes

Uma pedra-pomes pode ser uma maneira barata e eficaz de mimar seus pés secos e rachados. De acordo com o WikiHow, uma pedra-pomes é “formada quando lava quente se mistura com água e endurece, resultando em um material poroso perfeito para remover a pele seca”.

Uma pedra-pomes é uma superfície suave, mas abrasiva, que pode suavizar a pele sem arranhá-la. Você pode encontrar muitos na Amazon ou normalmente também há alguns em sua farmácia ou loja de conveniência local.

Uma pedra-pomes.

Para usar a pedra-pomes, primeiro você deve mergulhar a área afetada em água morna. Para os pés, seria mais fácil usar uma tigela no chão, ou você pode fazer isso no chuveiro ou na banheira. Quando sua pele estiver mais macia, a pele morta será mais fácil de remover.

Certifique-se de molhar a pedra-pomes também e, em seguida, comece a aplicar uma leve pressão em movimentos circulares nos calcanhares. A pele morta deve começar a cair. Você pode enxaguar e repetir conforme necessário.

Se seus pés estiverem em péssimo estado para começar, talvez seja necessário fazer esse processo diariamente por algumas semanas antes de ver o efeito completo.

3. Terapia de meia de geléia de petróleo

Este remédio remonta à minha infância e talvez à sua. Minha mãe tratava seus calcanhares secos e rachados com o que ela chamava de “terapia com meias de vaselina”. Funciona exatamente como parece. Você aplica uma camada pesada de vaselina nos pés. Em seguida, coloque algumas meias de algodão e deixe a geléia fazer sua mágica durante a noite.

A marca mais popular de vaselina, a vaselina, sugere que você experimente isso antes de dormir para “ajudar a repor a umidade e apoiar e proteger o processo de regeneração natural da pele enquanto você dorme”. Usar isso como um ritual noturno pode ajudá-lo a prevenir e tratar calcanhares secos e rachados a um preço bastante barato.

4. Óleo de Coco

Vamos encarar; o óleo de coco pode ser usado para praticamente tudo. É realmente um produto milagroso que a maioria das pessoas está usando o suficiente. Eu mantenho um pote na minha cozinha e outro no meu banheiro. Não é surpresa que o óleo de coco possa ser um salva-vidas quando se trata de remédios caseiros para calcanhares rachados.

Cascas de coco com óleo de coco.

Obviamente, o óleo faz maravilhas para hidratar a pele; no entanto, o óleo de coco vai um passo além e realmente ajuda a remover as células mortas da superfície da pele. Também acima e além disso e pode ajudar a fortalecer os tecidos abaixo da pele.

Você pode aplicar óleo de coco antes de dormir e colocar meias. Outra opção é ensaboar todo o corpo após o banho. Pode parecer gorduroso no começo, mas com o tempo seu corpo absorverá este produto incrível rapidamente.

5. Máscara de Frutas

Você pode se beneficiar das qualidades nutricionais das frutas de outras maneiras além de simplesmente comê-las. Usar frutas topicamente pode ajudar a pele a absorver os nutrientes também.

Rapid Home Remedies sugere a criação de uma máscara de frutas para ajudar a curar calcanhares rachados. Eles aconselham o uso de frutas como banana, mamão, abacate ou abacaxi. Você simplesmente mistura esses ingredientes e os massageia em seus pés rachados.

Adicionar óleo de coco a esta receita de purê também pode dar aos seus pés esse benefício adicional, hidratante e nutricional!

6. Esfoliante de aveia

Outro item maravilhoso que você provavelmente tem em sua despensa que pode ajudar a esfoliar os pés secos e rachados é a aveia. De acordo com a Pioneer Thinking, os pequenos flocos granulados de aveia agem como um esfoliante maravilhoso. Eles chegam a afirmar que depois de uma boa esfoliação com aveia, seus pés ficarão macios e brilhantes!

Um esfoliante de aveia.

A receita da Pioneer Thinking é a seguinte:

  • 2 colheres de chá de aveia
  • 2 colheres de sal marinho
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • Junte todos os ingredientes na tigela
  • Adicione água para criar uma pasta

Depois de criar sua mistura, eles sugerem que você inicie o processo de esfoliação aquecendo os pés em água morna e sabão por cerca de 10 minutos. Isso ajuda a suavizar a pele. Em seguida, aplique o esfoliante nos pés e massageie suavemente por alguns minutos.

Lave os pés, seque-os e pronto! Para mim, isso parece uma ótima maneira de manter seus pés macios durante todo o verão. Talvez você possa até convencer um parceiro a fazer a massagem, se tiver sorte!

7. Esfoliante de Leite e Mel

Este artigo sugere um esfoliante de leite e mel para um dos seus remédios para calcanhares rachados. Eles afirmam que o leite e o mel atuam como hidratantes naturais. O mel também é dito agir como um antibacteriano natural.

Simple Household Tips compartilha esta receita:

Misture os ingredientes acima e coloque-os em uma tigela grande. Se você quiser ficar mais confortável, aqueça o leite primeiro. Tenha cuidado para não deixá-lo muito quente, pois líquidos quentes ressecam ainda mais seus pés.

Mergulhe os pés por cerca de dez minutos e depois massageie-os enquanto ainda estão na mistura por mais cinco a dez minutos. Isso ajudará seus pés a absorver o leite e o mel e a massagem ajudará a soltar a pele morta. Quando terminar, seque e aplique um pouco de hidratante.

8. Farinha de Arroz

A farinha de arroz é um dos outros remédios para calcanhares rachados que você pode criar em sua própria casa para acalmar os pés. Home Remedies for Life diz que você pode usar farinha de arroz como esfoliante para remover as células mortas da pele. Então, o que exatamente é farinha de arroz?

Uma xícara de farinha de arroz.

Bem, a receita deles inclui:

Você começa primeiro moendo o arroz em um pó fino, daí a ‘farinha’ em seu nome. Em seguida, misture o vinagre de maçã, o mel e o azeite com o pó de arroz e faça uma pasta.

Tal como acontece com os outros métodos, mergulhe os pés em água morna por cerca de 10 minutos antes da aplicação para suavizar a pele. Em seguida, massageie a mistura em seus pés por cerca de cinco a 10 minutos. Enxágue, seque, hidrate e repita diariamente até que seus pés rachados curem.

Então, se você está olhando para o seu armário empolgado com seu guarda-roupa de verão, mas chateado com a memória de saltos rachados e secos, tenha certeza de que eles podem ser corrigidos com algumas das táticas calmantes acima. Usar seus chinelos favoritos não precisa ser uma fonte de ansiedade, mas a fonte de um verão divertido e sem fantasias pela frente.

Aprendemos que você pode usar muitos utensílios domésticos e remédios caseiros para consertar seus calcanhares rachados. Esses incluem:

Manutenção diária

Utilizar qualquer um desses métodos pode ser ótimo para curar sua pele seca e rachada. O bônus é que, se você sofre de mãos secas, também pode usar esses métodos. Depois de colocar os pés de volta onde deseja, é muito importante continuar com a manutenção diária. Isso pode ser tão simples quanto aplicar um hidratante noturno.

Lembre-se de que algumas das melhores maneiras de evitar saltos rachados são:

  • Hidrate com frequência
  • Escolha o calçado adequado
  • Mantenha seu peso sob controle
  • Não passe muito tempo em água quente
  • Tente não passar longas horas em pé

Algumas dessas medidas evitáveis ​​podem não ser realistas, especialmente se você trabalha em determinados empregos ou em determinados ambientes. Felizmente, você pode usar as sugestões acima para manter seus pés em forma. O bônus é que a maioria deles envolve massagear seus pés. Parece divertido para mim!

E, se você precisar de mais algumas ideias, o Pinterest tem mais de 1000 ideias para você experimentar. Apenas tome cuidado, nesse ritmo, você passará o verão inteiro cuidando dos pés!

Mas com toda a seriedade, com todo esse conhecimento em seu currículo, você terá tempo suficiente para preparar seus pés para o verão.

Você sofre com os calcanhares rachados? Qual dos remédios acima você já experimentou? Eu adoraria ouvir o que funcionou e o que não funcionou nos comentários abaixo.

Fontes: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16

Mais

Conteúdo verificado por RJ5929

Sempre procure um médico

Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of Salutio.org. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified with your trusted doctor, this being just a vehicle for basics about certain healthy behaviors, conscious food consumption and other notions. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance.

Disclaimer – (Portuguese version>) Este conteúdo foi elaborado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou pelo trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário de Salutio.org. Trata-se de um serviço sem fins lucrativos. É fortemente recomendado que todos os detalhes e informações publicadas sejam cuidadosamente verificados com seu médico de confiança, sendo este apenas um veículo para noções básicas sobre determinados comportamentos saudáveis, consumo consciente de alimentos e outras noções. Nunca permitimos recomendação de medicamentos, bulas de remédios ou qualquer orientação medicamentosa.

Mostrar mais

CORE

Conselho de Mídia Independente - Grupo independente, de atuação jornalística; baseado em SP. Replica e elabora conhecimentos e assuntos de utilidade pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito.