Biblioteca

O que significa uma unha roxa?

Se “os olhos são uma janela para a alma”, então suas unhas podem ser uma janela para sua saúde. A condição de suas unhas pode dar uma visão da saúde do seu coração, pulmões, sistema circulatório e muito mais. No entanto, geralmente não prestamos atenção a eles até que algo dê errado – como uma unha roxa

Surpreendentemente, existem muitas razões diferentes pelas quais uma ou mais de suas unhas podem parecer roxas. Vou descrever os mais comuns e informar os sinais de alerta a serem observados. Continue lendo para encontrar a resposta para a pergunta “o que significa uma unha roxa?”

O básico da saúde das unhas

Antes de começar, devo salientar que tudo o que mencionei aqui sobre as unhas também se aplica às unhas dos pés. Eles são essencialmente os mesmos e ambos fornecem informações sobre a saúde total do corpo.

Suas unhas são feitas de camadas de queratina. Queratina uma proteína forte e flexível também encontrada em nossos cabelos. O novo crescimento das unhas vem da área branca de “meia lua” logo abaixo da cutícula.

As unhas saudáveis ​​dos dedos das mãos e dos pés sempre terão uma cor rosada, dependendo do seu tom de pele específico. Suas unhas devem ser lisas, de cor uniforme e livre de descoloração, caroços e sulcos. (fonte)

Uma mudança na cor, textura ou força das unhas pode ser um sinal de doença sistêmica ou deficiência de nutrientes. Normalmente, quando suas unhas são afetadas, é provável que você também tenha outros sintomas. (fonte) É claro que seu estado de saúde é melhor determinado por um profissional de saúde, mas aqui estão algumas coisas a serem consideradas quando você notar uma ou mais unhas roxas.

O que significa uma unha roxa?

Se você tem apenas uma unha roxa e o resto parece perfeitamente saudável, não é provável que seja um sinal de doença sistêmica. Uma unha roxa geralmente é resultado de uma infecção ou lesão na unha ou nas proximidades. Vejamos alguns desses casos com mais detalhes:

1. Unha Ferida

Se você prendeu o dedo em uma porta ou deixou cair algo pesado no dedo do pé, é provável que ele tenha ficado roxo como resultado de vasos sanguíneos quebrados sob a unha. Isso impede que o sangue flua naturalmente na área e é chamado de “hematoma subungueal”.

Em outras palavras, é apenas uma contusão sob a unha e não há nada para se preocupar. Ele vai curar em uma semana ou duas. (fonte) Se a unha estiver muito dolorida ou inchada e você não puder mover o dedo ou o dedo do pé, ela pode estar quebrada, então você precisará consultar um médico nesse caso.

2. Unha Infectada

Especialmente se você faz manicure ou pedicure regularmente, sua unha roxa pode ser causada por infecção. Você também notará inchaço ao redor da unha, dor latejante e possível vazamento de líquido claro ou pus. Você também corre o risco de infecção se cutucar ou cortar suas cutículas.

A infecção pode se tornar grave, portanto, se não melhorar em alguns dias ou parecer piorar, você precisa consultar um médico e provavelmente tomar antibióticos. Sempre use salões de unhas licenciados e certifique-se de que as ferramentas sejam esterilizadas antes do uso. (fonte)

3. Fungos nas unhas

O fungo das unhas geralmente não é roxo – é mais provável que seja amarelo, marrom ou preto, mas não podemos descartá-lo neste caso. Se a sua unha roxa for acompanhada pelos seguintes sintomas, pode ser causada por onicomicose, ou seja, fungos nas unhas dos pés.

  • unha engrossada
  • Unha quebradiça
  • Sem dor, mas pode ser coceira
  • Pele escamosa ao lado das unhas
  • Sem dor, geralmente

Infelizmente, o fungo da unha pode ser bastante difícil de se livrar, então corte-o pela raiz rapidamente e dirija-se à sua farmácia local para um tratamento antifúngico. (fonte)

E se todas as suas unhas forem roxas?

Então, discutimos as causas mais comuns se uma de suas unhas estiver roxa. E se todos forem? Isso geralmente está relacionado à sua circulação sanguínea. Os dedos das mãos e dos pés são “extremidades”, ou seja, as partes do corpo mais distantes do coração. Isso pode dificultar que o sangue chegue até eles com eficiência.

Uma pessoa segurando sua mão em aparente dor.

Quando o sangue fresco não atinge suas extremidades, pode levar a uma descoloração azulada. O sangue fresco fornece muito oxigênio. O oxigênio faz seu sangue parecer vermelho – com pouco oxigênio, seu sangue parece azul. Você também pode notar uma sensação de “alfinetes e agulhas” se tiver má circulação sanguínea nas extremidades. Vejamos algumas das causas das unhas roxas.

1. Clima Frio

O clima frio pode contrair seus vasos sanguíneos enquanto seu corpo tenta reter o calor dentro. Isso retarda o fluxo sanguíneo temporariamente, levando a pele azulada nos dedos das mãos e dos pés. É mais comum em mulheres do que em homens e sempre voltará ao normal rapidamente quando você se aquecer. (fonte)

2. Fumar

Mais uma razão para parar de fumar – causa má circulação, privando suas extremidades de oxigênio e causando unhas roxas. (fonte)

3. Anemia

A deficiência de ferro é chamada de anemia. Se você está anêmico, isso significa que seu sangue não transporta oxigênio com tanta eficiência, levando a uma cor roxa azulada nas unhas.

Se você tiver esse sintoma, sua anemia provavelmente é bastante grave, então você deve fazer um exame de sangue imediatamente para determinar o nível certo de suplemento de ferro. Você também deve aumentar sua ingestão de vitamina C para aumentar a absorção de ferro. (fonte)

4. Ansiedade Grave

Se você sofre de ansiedade severa ou ataques de pânico, isso pode afetar sua circulação. Momentos de alto estresse invocam a resposta primordial de “lutar ou fugir”. Em antecipação ao “vôo”, seu corpo direciona o sangue para os músculos do coração e das pernas e para longe de áreas não críticas, como dedos das mãos e pés. Seus dedos devem voltar ao normal quando a ansiedade for resolvida. (fonte)

5. Doença de Raynaud

A doença de Raynaud é um distúrbio dos vasos sanguíneos nas mãos, pés e outras extremidades. Isso causa espasmos nas veias e bloqueia o sangue nas extremidades, principalmente durante o estresse ou a exposição ao frio.

Durante um ataque, você pode sentir frio, dormência, seus dedos das mãos e pés podem latejar e formigar e suas unhas mudarão de branco para roxo azulado e vermelho. Você precisará consultar um médico para confirmar o diagnóstico da doença de Raynaud. (fonte)

6. Problemas cardíacos e pulmonares

Em casos raros, as unhas roxas podem ser um sinal de um problema no coração ou nos pulmões. Você provavelmente terá sintomas adicionais, como falta de ar, dor no peito ou palpitações. (fonte)

Alguns exemplos de condições que causam unhas roxas são: asma, policitemia, enfisema, doença pulmonar obstrutiva crônica, bronquite crônica e overdose de drogas (por exemplo, narcóticos, benzodiazepínicos). (fonte)

O que fazer com uma unha roxa

A menos que o problema seja claramente devido a problemas temporários, como lesões leves ou clima frio, você precisa consultar seu médico para verificar se há uma doença sistêmica. Se o seu médico disser que não há nada para se preocupar, você pode tentar as seguintes dicas para melhorar a circulação.

Calor e massagem são ótimos para aumentar a circulação nas extremidades. Se você sofre com as mãos frias, tente apertar uma pequena bola de borracha periodicamente. (fonte)

O exercício é outra maneira de manter seu coração saudável e seu sangue fluindo. Tente obter 30 minutos 5 vezes por semana e você pode notar que o problema desaparece. (fonte)

Conclusão

Como você pode ver, uma unha roxa pode significar muitas coisas diferentes. A maioria é inofensiva, mas algumas podem ser bastante graves, por isso nunca adie a visita a um profissional de saúde se a condição não se resolver. Como sempre digo – é melhor prevenir do que remediar!

Referências: 1, 2, 3, 4

Mais

Conteúdo verificado por RJ5929

Sempre procure um médico

Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of Salutio.org. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified with your trusted doctor, this being just a vehicle for basics about certain healthy behaviors, conscious food consumption and other notions. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance.

Disclaimer – (Portuguese version>) Este conteúdo foi elaborado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou pelo trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário de Salutio.org. Trata-se de um serviço sem fins lucrativos. É fortemente recomendado que todos os detalhes e informações publicadas sejam cuidadosamente verificados com seu médico de confiança, sendo este apenas um veículo para noções básicas sobre determinados comportamentos saudáveis, consumo consciente de alimentos e outras noções. Nunca permitimos recomendação de medicamentos, bulas de remédios ou qualquer orientação medicamentosa.

Mostrar mais

CORE

Conselho de Mídia Independente - Grupo independente, de atuação jornalística; baseado em SP. Replica e elabora conhecimentos e assuntos de utilidade pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito.