O que causa as unhas encravadas e como evitá-las
Fact-checking | Autentic | DMCA | Report |
Quando uma amiga me disse que estava tendo problemas com unhas encravadas, para ser honesto, eu não tinha ouvido o termo antes. Depois que ela me explicou, percebi que também tenho um problema com eles.
Aposto que você tem uma unha encravada agora – dê uma olhada em suas unhas. As unhas são aquelas pequenas lascas de pele ao lado da unha. Pessoalmente, eu os cutuco sem nem perceber, sem perceber até que alguém aponta que meu dedo está sangrando (estranho!).
Embora as unhas não sejam graves em si mesmas, elas podem ser dolorosas e, na pior das hipóteses, podem até ser infectadas. Depois de aprender isso, eu queria eliminar as unhas da minha vida, e funcionou! Continue lendo para saber o que causa as unhas e como evitá-las.
O que é um Hangnail?
Como mencionei acima, as unhas são pequenas lascas de pele rasgada ao lado da unha. Embora seu nome implique o envolvimento da unha, uma unha não faz parte da unha em si.
As unhas normalmente envolvem apenas a pele seca na lateral da unha ou na cutícula. Ocasionalmente, um pedaço estreito de unha também pode se separar, permanecendo preso na base. Este tipo é extremamente doloroso! As unhas geralmente começam pequenas e indolores, mas os problemas começam quando você as cutuca ou elas ficam presas em sua roupa ou cabelo. Isso geralmente causa sangramento.
Não se esqueça, eles ainda estão presos à parte viva do leito ungueal, então puxá-los pode ser incrivelmente doloroso.
Uma vez que o corte se aprofunda, você tem uma ferida aberta que é suscetível à infecção, que pode se tornar grave. (fonte)
O que causa as unhas?
Hangnails são extremamente comuns. A verdade simples é que a maioria de nós não cuida bem de nossos dedos e unhas.
A principal razão para as unhas é a pele seca. Você pode notar que as unhas ocorrem com mais frequência no inverno, pois o clima frio deixa a pele seca.
Outras causas incluem roer ou roer as unhas ou a pele ao redor das unhas, cortar as cutículas ou ferir a unha. (fonte)
Mesmo que você ache que sua rotina de manicure está no ponto, se você for zeloso demais, também pode causar unhas encravadas. O uso frequente de removedor de esmalte ou aparar as unhas nas laterais, em vez de apenas na parte superior, muitas vezes resultará em unhas encravadas.
Como evitar as unhas
A melhor maneira de evitar as unhas penduradas é impedir que elas se desenvolvam em primeiro lugar. A principal premissa por trás disso é abordar a causa, ou seja, a pele seca. Aqui estão algumas das principais dicas para evitar as unhas:
1. Aplique um creme para as mãos
Se você ainda não usa creme para as mãos, por que não? Tenho certeza que a maioria de vocês aplica um hidratante caro no rosto pelo menos uma vez por dia. Com tudo que suas mãos fazem por você, elas não merecem o mesmo tratamento?
Meu creme de mãos favorito é esse da Neutrogena. Não só é muito barato, mas realmente faz o trabalho. O pacote diz “Fórmula Norueguesa”, talvez por isso seja tão intenso – o clima é frio na Noruega, então tenho certeza que eles descobriram como vencer a pele seca.
A outra coisa que eu amo sobre este produto é que ele é sem cheiro e absorve rapidamente. Com loções perfumadas, acho que elas podem irritar meus olhos se eu as esfregar ao longo do dia com as mãos hidratadas. As formulações mais finas também podem deixar uma mancha oleosa nas minhas roupas se não forem absorvidas rapidamente.
Eu recomendo usar um creme para as mãos com a maior frequência possível. Eu os tenho espalhados pela casa – na minha bolsa, na pia, no carro.
A aplicação à noite é obrigatória, pois este é o melhor momento para o creme funcionar sem perturbações. Infelizmente, ao longo do dia, lavamos a maior parte do creme em poucas horas. (fonte)
2. Use óleo de cutícula
Se você já teve uma manicure profissional, sabe do que estou falando. Os técnicos geralmente usam um óleo sedoso e luxuoso logo no final do tratamento. Muitas vezes é feito em casa com sua própria fórmula única.
Você não precisa ir ao salão para esse benefício (embora seja um deleite agradável!). Você pode comprar um óleo produzido comercialmente – eu comprei este no meu salão local.
Outra opção é fazer sua própria versão natural com ingredientes como óleo de amêndoa ou jojoba. Se você está preocupado com a infecção, adicione uma gota de óleo de eucalipto por seus poderes anti-sépticos.
Basta massagear este óleo nas cutículas limpas algumas vezes por semana e suas unhas devem se tornar uma coisa do passado. Eu faço isso toda vez que corto minhas unhas uma vez por semana.
3. Proteja suas mãos
Então, cobrimos a adição de umidade às mãos, mas há algumas coisas que você faz todos os dias que realmente liberam água da pele, deixando-a seca e deixando as unhas quebradiças.
Estou falando de trabalhar com produtos químicos. Não, não me refiro àqueles que trabalham em laboratório (mas nesse caso você precisa tomar cuidado extra!), mas tarefas simples como lavar a louça com detergente ou branquear os balcões sem usar luvas são um desastre para suas mãos.
Sempre use luvas ao fazer tarefas domésticas como esta. Os produtos químicos domésticos são muito agressivos e ressecam a pele.
Se você é um nadador, certifique-se de colocar um tubo de creme para as mãos em sua bolsa de natação também, pois o cloro é outro produto químico problemático para a pele.
4. Use um sabonete suave
Não são apenas os produtos químicos domésticos que ressecam suas mãos. O sabão normal pode fazer o mesmo.
Pense em quantas vezes você lava as mãos todos os dias. Deve ser pelo menos 20! Escolher um sabonete suave e hidratante pode ajudar muito na prevenção de unhas.
Eu uso sabonete Simples em casa – é ótimo para o eczema do meu filho também. Quando saio, tenho o meu fiel tubo de creme para as mãos comigo para que possa aplicar rapidamente após a lavagem.
5. Pare de roer as unhas
Eu mordi minhas unhas desde a adolescência até meus 20 e poucos anos. Um dia eu simplesmente parei, sem motivo. Acho que estava ligado ao estresse dos meus estudos no ensino médio e na universidade.
Se você ainda tem o hábito de roer as unhas ou cutucar a pele ao redor das cutículas, vale a pena fazer um esforço para parar.
Você também está levando bactérias da sua mão para todo o seu sistema pela boca, tornando mais fácil pegar resfriados, gripes e dores de estômago.
6. Mantenha suas unhas bem cuidadas
Serei honesto, a menos que eu tenha uma ocasião especial como um casamento ou aniversário, raramente faço as unhas. Eu apenas os corto com um cortador de unhas para que eles não atrapalhem.
No entanto, se você estiver pegando unhas o tempo todo, pode valer a pena se esforçar um pouco mais. Se você tiver tempo e dinheiro, visitar um salão ocasionalmente pode ajudar bastante.
Informe-os sobre o seu problema e certifique-se de que eles não cortam suas cutículas, pois isso agravará o problema.
Use apenas salões que tenham uma licença atual e escolha apenas técnicos licenciados. Certifique-se de que seu técnico de unhas esterilize todas as ferramentas usadas para evitar infecções.
Se você preferir a rota do faça você mesmo, é fácil fazer uma manicure ou pedicure em casa. Corte as unhas em linha reta e lixe as bordas para um canto arredondado.
Mergulhe as pontas dos dedos no óleo de cutícula (discutido acima) e empurre as cutículas suavemente com um palito de laranja. Finalize massageando o óleo de cutícula e deixe secar.
7. Evite removedor de esmalte com acetona
Manicures são uma ótima ideia, mas se você estiver mudando a cor das unhas a cada poucos dias, não é bom para a saúde das unhas.
Se precisar usar removedor de esmalte, use-o com pouca frequência e procure uma fórmula sem acetona.
8. Inspecione suas unhas regularmente e corte as unhas curtas
Você provavelmente já percebeu que é uma boa ideia dar um pouco mais de atenção às suas unhas. Se você está seguindo os pontos acima, ou seja. Manicures DIY e aplicação de creme para as mãos, você notará as unhas antes que elas fiquem muito ruins.
Se você vir o início de uma unha curta, corte-a com um cortador de unhas ou uma tesoura pequena antes que ela tenha a chance de pegar algo e piorar.
Certifique-se de não cortar muito perto do leito ungueal ou causará sangramento.
9. Mergulhe suas unhas
Outra maneira de tratar suas unhas com algum R&R é fazer um banho ocasional. Eu faço isso às vezes depois de grandes eventos quando minhas unhas estão em pedaços de esmalte e removedor.
Mergulhe os dedos em óleo de coco, azeite ou qualquer óleo similar de sua escolha. Envolva as mãos em toalhas quentes para permitir que a umidade penetre realmente.
Manter a pele ao redor das unhas macia, sem dúvida, manterá as unhas afastadas. (fonte)
10. Use Vitamina E
Se você não conhece os benefícios da vitamina E para a pele, está perdendo. Meu farmacêutico me recomendou há muito tempo para pele seca e tenho usado desde então.
Basta aplicar algumas gotas de óleo de vitamina E no leito ungueal ou nas unhas em desenvolvimento e elas serão curadas rapidamente
Como se livrar das unhas
Se é tarde demais para a prevenção e você já tem uma unha ou dez, não se preocupe, tratá-la é fácil. Siga os seguintes passos:
1. Mergulhe os dedos em água morna
Para suavizar a pele, pegue uma tigela de água morna e mergulhe as pontas dos dedos por cerca de 5 minutos. Você pode adicionar um pouco de óleo de melaleuca ou de eucalipto à água para obter efeitos antibacterianos.
2. Prenda a unha
Corte cuidadosamente a unha com um cortador de unhas ou uma tesoura pequena. Não corte muito perto da pele viva.
3. Aplique um antibacteriano
Se sua unha estiver sangrando ou mesmo se não estiver, aplicar um antibacteriano é sempre uma boa ideia para prevenir a infecção. Produtos medicamentosos como Germolene ou Savlon são ótimos para isso. Basta perguntar na sua farmácia local
Se a pele estiver quebrada, aplique um curativo por cima para manter a sujeira e os detritos fora.
4. Hidrate, hidrate, hidrate!
A pomada ou creme antibacteriano do passo 3 manterá sua pele hidratada logo após o corte da unha, mas nos próximos dias você deve aplicar algo mais intensivo na área, como vaselina.
Esfregue uma pequena quantidade de vaselina nas cutículas e na pele ao redor das unhas pelo menos uma vez ao dia (a noite é melhor).
Complicações
Como já mencionei, as próprias unhas são mais irritantes do que um risco para a saúde. No entanto, eles podem, em casos raros, resultar em uma infecção chamada paroníquia.
Paroníquia é uma infecção da pele que ocorre ao redor das unhas. Varia em gravidade e, nos piores casos, pode levar a abscessos, alterações permanentes na forma da unha ou até infecção em todo o corpo. (fonte)
Se você suspeitar que tem uma unha gravemente infectada, vá ao seu médico, pois provavelmente precisará de uma receita para comprimidos de antibióticos.
Cuidados
Nunca corte suas unhas quando a pele estiver seca, pois isso pode levar a mais lacrimejamento.
Se a pele ao redor da unha estiver vermelha, inchada e sensível, ou se você notar qualquer pus, você definitivamente tem uma infecção.
Comece com um creme antibacteriano medicamentoso (Germolene ou Savlon) e cubra-o com um curativo de gesso ou gaze. Troque o curativo diariamente. Se você não notar uma melhora em alguns dias ou se os sintomas forem graves, você precisa consultar um médico.
Conclusão
Espero que este artigo tenha dado a você todas as informações necessárias para lidar e evitar as unhas encravadas. Eles são um incômodo, mas uma vez que você se adapta a uma rotina regular de cuidados com as unhas, geralmente pode eliminá-los completamente.
Agora que você sabe o que causa as unhas encravadas e como evitá-las, siga as etapas acima conforme desejar. Suas mãos vão agradecer!
Referências: 1, 2, 3, 4
Mais
Conteúdo verificado por RJ5929
Sempre procure um médico
Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.
Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.
Fact-checking | Autentic | DMCA | Report |