Biblioteca

Como limpar seus ouvidos – guia completo para remover cera de ouvido e muito mais

  Verificado   Acurado   DMCA   Denunciar

Pode ser um pouco chocante quando você percebe que sua audição está abafada! Isso acontece comigo ocasionalmente e me pego imaginando ansiosamente se minha idade está me alcançando.

A boa notícia é que, em muitos casos, isso não significa uma falha na sua audição. Felizmente, o efeito geralmente pode ser resolvido simplesmente limpando os ouvidos.

Antes de começar a pegar os cotonetes, pare! Para evitar danificar nosso delicado sistema auditivo, você deve aprender as técnicas corretas. Continue lendo para descobrir como limpar seus ouvidos da maneira certa.

Sintomas de um ouvido entupido

Os sintomas de um ouvido entupido podem variar em gravidade, dependendo da causa. Na maioria das vezes, você experimentará uma sensação de plenitude ou pressão nos ouvidos.

Isso pode vir junto com dificuldade para ouvir, dor, um som como vento ou estalos dentro do ouvido ou a sensação de líquido dentro do ouvido. (fonte)

Por que seus ouvidos estão entupidos?

Seu nariz e ouvidos estão ligados por tubos chamados trompas de Eustáquio. Esses tubos abrem e fecham para regular a pressão entre o espaço do ouvido médio e o ar externo.

Muitas coisas podem interferir com a função desses tubos, por exemplo, acúmulo de cera de ouvido, água retida ou congestão nasal.

Quando suas trompas de Eustáquio não conseguem abrir e fechar corretamente, o sistema de pressão fica desequilibrado, levando à sensação de “entupimento”. (fonte)

O que causa ouvidos entupidos?

O método certo para limpar seus ouvidos dependerá do que exatamente está causando o bloqueio. Às vezes, a razão é óbvia – por exemplo, ouvidos entupidos após um voo ou como parte de uma infecção sinusal.

No entanto, muitas vezes é difícil descobrir exatamente o que está acontecendo com seus ouvidos nos bastidores, especialmente se você não tiver outros sintomas. Nesses casos, é melhor que seja examinado por um médico.

Vou explicar algumas das causas mais comuns de ouvidos entupidos e algumas dicas para cada caso. Espero que isso o guie na direção certa e ajude a aliviar seus ouvidos entupidos.

Acúmulo de cera

Todo ser humano produz cera ou cerúmen. Ele é projetado para proteger o ouvido de bactérias, insetos, sujeira e água. (fonte)

A cera é composta de células mortas da pele, cabelos e secreções das glândulas ceruminosas e sebáceas no canal auditivo. (fonte)

A cera do ouvido geralmente se auto-regula – o canal auditivo se limpa em um sistema de correia transportadora. Detritos e células mortas são empurradas para fora e removidas. (fonte)

No entanto, se você tiver dificuldade para ouvir, pode ter um acúmulo excessivo de cera. Isso é mais comum em homens do que em mulheres e naqueles com aparelhos auditivos, mas pode afetar qualquer pessoa em qualquer fase da vida.

Congestionamento

Como já mencionei, seus ouvidos estão conectados ao nariz e também aos seios da face. Isso significa que a infecção por resfriado, gripe ou sinusite afeta seus ouvidos e seu sistema respiratório.

O acúmulo de muco na passagem nasal pode bloquear as trompas de Eustáquio, causando ouvidos entupidos.

Alergias como febre do feno ou exposição a irritantes ambientais podem ter o mesmo efeito.

Tratar a condição subjacente não apenas melhorará seus sintomas de resfriado e gripe, mas também aliviará seus ouvidos entupidos neste caso. (fonte)

Mudanças na Pressão

A pressão é um fator importante para o bom funcionamento de seus ouvidos. Se a pressão do ar externo mudar rapidamente, pode causar mau funcionamento das trompas de Eustáquio.

O exemplo mais óbvio é a rápida subida e descida durante uma viagem de avião. Também pode acontecer em elevadores de edifícios altos e ao viajar em altitude.

Uma pessoa em um corredor de avião ou trem.

Este tipo de ouvido entupido geralmente se resolve dentro de algumas horas.

Infecção na orelha

Discutimos como uma infecção nos seios nasais ou na passagem nasal pode significar problemas para os ouvidos. As próprias orelhas também estão em risco de infecção.

Se o seu ouvido é sensível ao toque e você tem dor por dentro, é bem provável que você tenha uma infecção no ouvido. Você também pode notar vermelhidão, calor e inchaço.

As infecções de ouvido são mais comuns em crianças pequenas, mas também podem ocorrer em adultos, especialmente se você for nadador.

As infecções de ouvido devem ser tratadas com um antibiótico para matar as bactérias que estão causando o problema. Isso pode ser na forma de uma gota para os ouvidos ou comprimidos. Você precisará consultar seu médico para obter uma receita. (fonte)

Água aprisionada

Não é apenas a cera e o muco que podem bloquear nossos ouvidos. A água pura e velha também pode causar problemas.

Muitos de nós usamos tampões de ouvido para evitar isso na piscina, mas também podemos sentir água presa enquanto tomamos banho ou chuveiro.

Uma pessoa nadando em um lago.

Normalmente, a água sai do ouvido naturalmente, mas às vezes pode entrar muito fundo e você precisa removê-la manualmente. Existem algumas maneiras diferentes de fazer isso que vou elaborar mais tarde.

Objeto Estranho

Esse cenário se aplica principalmente a crianças, mas pode acontecer com adultos ocasionalmente quando um inseto ou pedaço de detritos fica alojado no ouvido.

A melhor coisa a fazer neste caso é ter o objeto removido por um médico. Se você tentar removê-lo sem ferramentas especializadas, poderá causar mais danos. Também é provável que o objeto se quebre e você deixe alguns para trás.

Mesmo que não seja muito incômodo para começar, a cera começará a cercar o objeto, eventualmente bloqueando o canal. Você só tem um par de ouvidos, então é melhor cuidar da situação mais cedo ou mais tarde. (fonte)

Como limpar seus ouvidos da maneira certa

1. “Estale” seus ouvidos

Você provavelmente já ouviu falar ou experimentou “estalar” no ouvido, especialmente após um voo. A sensação de estalo é resultado da abertura das trompas de Eustáquio, permitindo que a pressão se equalize.

Há muitas maneiras de estourar manualmente seus ouvidos. A deglutição e o movimento da mandíbula estão ligados às trompas de Eustáquio.

A goma de mascar aumenta a produção de saliva que, por sua vez, provoca a deglutição. Bocejar também pode proporcionar algum alívio.

Outra técnica com longa história é a manobra de valsalva. (fonte)

Este vídeo explica bem:

2. Remédios caseiros para cera de ouvido

Se você tiver um acúmulo de cera de ouvido, poderá criar um remédio eficaz com ingredientes do seu armário.

A chave é usar um líquido quente para amolecer a cera. Os óleos combinam bem com a consistência cerosa do cerúmen. Substâncias abrasivas como peróxido de hidrogênio e vinagre podem quebrar a cera.

Para um tratamento com azeite, aqueça o óleo levemente, deixando uma xícara de óleo em água morna por alguns minutos. Deite-se de lado com a orelha relevante voltada para cima e aplique algumas gotas na orelha.

Fique assim por 5 minutos, deixando o óleo penetrar profundamente na orelha. Coloque uma bola de algodão sobre a orelha e vire para o outro lado. Repita o processo. O óleo e a cera amolecida escorrerão para a bola de algodão.

Você pode usar exatamente o mesmo método com água morna.

Se isso não der os resultados desejados, você pode tentar algumas gotas de uma mistura de partes iguais de vinagre de maçã e álcool isopropílico ou apenas 3% de peróxido de hidrogênio.

Se você estiver usando vinagre ou peróxido de hidrogênio, certifique-se de remover toda a mistura após o tratamento, pois deixar um resíduo pode irritar o ouvido. Você pode enxaguar a orelha com um pouco de álcool.

Não use vinagre ou peróxido de hidrogênio mais de uma vez por dia durante três dias ou você pode danificar a área e aumentar o risco de infecção. (fonte)

3. Vapor para fora

O vapor é uma ótima maneira de limpar seu sistema respiratório e seus ouvidos também. O calor pode derreter a cera e as gotículas de água afinam qualquer muco nos seios da face ou na passagem nasal.

Uma panela com vapor saindo dela.

Você tem algumas opções diferentes para ouvidos bloqueados por congestão nasal. Pode ser tão simples quanto tomar um banho quente e inalar profundamente, ou você pode criar uma bacia de vapor facial especializada.

Pessoalmente, acho o vapor facial muito eficaz. Eu gosto de adicionar algumas gotas de óleo de eucalipto para um efeito anti-séptico. Tudo o que você precisa fazer é encher uma bacia com água quente, segurar a cabeça sobre ela e cobrir a cabeça e a bacia com uma toalha.

Inale o vapor por cerca de 15 minutos, reabastecendo com água quente conforme necessário. Você deve notar uma grande melhora se o congestionamento é realmente a causa de seus problemas de ouvido.

Outra maneira de introduzir umidade é segurar um pano quente e úmido no rosto ou usar um umidificador.

4. Enxágue com soro fisiológico

Outra maneira de introduzir umidade nos tubos nasais é usar um lota ou spray salino. A solução salina é uma solução de água salgada neutra que não causa irritação.

Os potes Neti podem ser um pouco assustadores se você nunca usou um antes, mas os resultados valem a pena, especialmente se você estiver sofrendo de um resfriado ou gripe persistente.

Se o lota for demais para você, um simples spray nasal dará resultados semelhantes.

5. Remova a água retida

A introdução de água pode ser ótima para ouvidos entupidos de muco, mas e se a água for a fonte do problema? Se você tiver água presa em seu ouvido, a melhor maneira de removê-la é deixar a gravidade fazer seu trabalho.

Deite-se ou durma de lado com o ouvido afetado voltado para baixo e o problema geralmente será resolvido durante a noite.

Se você precisar de uma solução mais rápida, tente usar um secador de cabelo em fogo baixo a cerca de 15 centímetros de distância do ouvido. Cuidado para não queimar a orelha.

Lavar o ouvido com algumas gotas de álcool também pode ajudar a remover a água.

6. Medicamentos de venda livre

Os remédios caseiros são ótimos, mas há momentos em que precisamos de algo um pouco mais forte.

Especialmente se você sofre de alergias ou seios da face congestionados, pode ser difícil obter alívio adequado sem tratar a condição subjacente.

Pílulas descongestionantes e sprays nasais de esteróides são ótimos para resfriados e gripes, enquanto os anti-histamínicos são melhores para alergias.

No entanto, tenha cuidado – as pílulas descongestionantes podem interagir com outros medicamentos e condições de saúde, como pressão alta, então pergunte ao seu farmacêutico ou médico se é seguro para você.

Os sprays descongestionantes nasais nunca devem ser usados ​​por mais de três dias ou podem causar congestão rebote – simplesmente, seu corpo se adapta à droga e você acaba mais bloqueado do que quando começou.

7. Seringa de ouvido profissional

Se você tem um acúmulo de cera que não consegue remover em casa, uma seringa profissional é a melhor solução.

Não tente isso em casa, pois você precisa de habilidades e ferramentas especializadas. O processo envolve apontar a ponta de uma seringa na borda do caroço de cera do ouvido e borrifar água. Quando a cera estiver solta, ela pode ser removida com uma pinça médica.

O que não fazer

Espero que você já saiba que fones de ouvido de algodão ou cotonetes não são bons quando se trata de limpar seus ouvidos.

Quando meu amigo me contou a história de sua corrida para o médico após o expediente depois que um pedaço de algodão se alojou profundamente dentro de sua orelha, isso me fez estremecer! Eu não sei como ele fez isso, pois o algodão está bem preso ao bastão. De qualquer forma, eu não quero descobrir nunca!

Q-dicas.

Isso não é tudo. Cotonetes empurram a cera mais fundo no canal auditivo em vez de removê-la e, se você for muito fundo, poderá danificar permanentemente o tímpano. Se você precisar usá-los, fique no ouvido externo.

Se você tiver um tímpano perfurado ou infecção no ouvido, não aplique nenhum líquido no ouvido. Isso exclui a maioria dos tratamentos acima. Nesses casos, você precisa consultar um médico.

Se você está pensando em experimentar velas de ouvido – eu não recomendo. É um remédio alternativo usando uma vela com uma ponta acesa e a outra colocada no ouvido.

A FDA declarou que a vela auricular é “perigosa para a saúde quando usada na dosagem ou maneira, ou com a frequência ou duração, prescrita, recomendada ou sugerida na rotulagem”. (fonte)

Sinais de aviso

Se você tiver uma infecção no ouvido, não tente tratá-la em casa, em vez disso, consulte seu médico. Se seus sintomas forem muito graves ou durarem mais de duas semanas, você também deve fazer o check-out.

Alguns outros sinais de alerta que significam que é hora de consultar um profissional incluem inchaço, febre, dor de cabeça, rosto ou ouvido que não desaparece com analgésicos.

Conclusão

Espero que você tenha encontrado uma solução para seus ouvidos entupidos neste artigo. Às vezes, é um caso de tentativa e erro se você não tiver certeza da causa, mas para a maioria dos sintomas leves, esses remédios funcionarão.

Não se esqueça de jogar fora seus cotonetes, agora que você sabe como limpar seus ouvidos da maneira certa!

Referências: 1, 2, 3, 4, 5

Mais

Conteúdo verificado por RJ5929

Sempre procure um médico

Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of Salutio.org. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified with your trusted doctor, this being just a vehicle for basics about certain healthy behaviors, conscious food consumption and other notions. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance.

Disclaimer – (Portuguese version>) Este conteúdo foi elaborado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou pelo trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário de Salutio.org. Trata-se de um serviço sem fins lucrativos. É fortemente recomendado que todos os detalhes e informações publicadas sejam cuidadosamente verificados com seu médico de confiança, sendo este apenas um veículo para noções básicas sobre determinados comportamentos saudáveis, consumo consciente de alimentos e outras noções. Nunca permitimos recomendação de medicamentos, bulas de remédios ou qualquer orientação medicamentosa.

  Verificado   Acurado   Análise   Denunciar

Mostrar mais

CORE

Conselho de Mídia Independente - Grupo independente, de atuação jornalística; baseado em SP. Replica e elabora conhecimentos e assuntos de utilidade pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito.