15 alimentos saudáveis para pés inchados
Fact-checking | Autentic | DMCA | Report |
Se você já fez um voo de longa distância, provavelmente notou que seus pés incharam depois. Para mim, tenho que me certificar de usar sapatos abertos, pois se eu usar sapatos justos, eles geralmente ficarão muito apertados quando tento colocá-los para sair do avião. Como a maioria das mulheres, também senti inchaço nos pés e tornozelos durante a gravidez.
Embora os pés inchados geralmente não sejam dolorosos, eles podem ser uma preocupação se você não souber a origem. Existem muitas razões diferentes para os pés inchados – uma vez que você descartou algo sério, por que não tentar estes 15 remédios caseiros para pés inchados?
O que causa os pés inchados?
Inchaço nos pés e tornozelos (também chamado de “edema periférico”) é resultado do acúmulo de líquido. O fluido vaza dos vasos sanguíneos e se acumula nos tecidos circundantes. (fonte)
Por que esse fluido escapa de seus vasos? Bem, seu coração bombeia sangue para todas as partes do seu corpo. Seus pés são os mais distantes do seu coração, então, às vezes, seu corpo tem dificuldade em combater a gravidade e as poças de sangue, fazendo com que os vasos inchem e vazem. (fonte)
Sintomas de pés inchados
Obviamente, o principal sintoma do edema periférico são pés e tornozelos aumentados, ou seja, um aumento no diâmetro. Algumas outras coisas que você pode notar junto com isso são:
- Mudança na cor da pele
- Mudança na textura da pele
- Calor na região
- Em casos graves – úlceras
(fonte)
Você geralmente verá inchaço em ambos os pés. Se você tiver um aumento em apenas um pé, consulte um médico imediatamente.
Fatores de risco para pés inchados
Os fatores de risco para pés inchados dependerão da razão exata por trás disso, mas aqui estão algumas das situações mais comuns que podem levar ao edema periférico:
- Gravidez, especialmente durante o terceiro trimestre
- Fazer voos de longo curso
- Pessoas que trabalham em empregos que exigem ficar em pé ou sentados por muito tempo, por exemplo, trabalhadores de varejo e escritórios
- Muitos medicamentos podem causar retenção de líquidos como efeito colateral que resulta em inchaço. Medicamentos eganti-inflamatórios, hormônios, medicamentos antidiabéticos e comprimidos de pressão arterial
- Lesões no pé ou tornozelo, por exemplo, uma entorse, causarão inchaço.
- Algumas doenças mais graves que causam inchaço nos pés são doenças cardíacas, doenças hepáticas, doenças renais, celulite, coágulos sanguíneos…
(fonte)
15 remédios caseiros para pés inchados
1. Exercício
O exercício ajuda a bombear o coração e empurra o fluido de volta ao seu núcleo. Você deve procurar 30 minutos de exercício pelo menos 5 dias por semana. A ioga é particularmente útil se você tiver pés inchados, especialmente poses que elevam os pés acima da cabeça.
O exercício diário diminuirá gradualmente o inchaço. Mesmo pequenas mudanças, como caminhar para o trabalho ou andar de bicicleta nos finais de semana, farão a diferença. (fonte)
2. Adicione magnésio à sua dieta
Se você estiver com baixo teor de magnésio, isso pode causar edema. Alimentos ricos em magnésio são folhas verdes, nozes, sementes, peixe, soja, abacate e banana. (fonte) Converse com seu médico primeiro para determinar a origem do seu inchaço, pois em alguns casos não é apropriado. (fonte)
3. Mergulhe os pés em um banho de sal Epsom
Os sais de Epsom são uma substância natural rica em magnésio. Mergulhe os pés em uma tigela de água morna por 25 minutos para permitir que os sais penetrem na pele e aliviem o inchaço. Repita 2 a 3 vezes por semana. Se suas panturrilhas também estiverem inchadas, tente tomar um banho de sal Epsom de corpo inteiro. (fonte)
4. Use meias de compressão
Usar meias de compressão é um dos melhores métodos para se livrar dos pés inchados. Eles funcionam criando um gradiente de pressão – mais apertado em seus pés e tornozelos – para empurrar o sangue para cima em direção ao seu núcleo.
Você pode comprar meias de compressão na maioria das farmácias e elas funcionam melhor se você for medido para melhor ajuste. Eles também ajudam a aliviar dores e dores de pé o dia todo, então eu os recomendo para pessoas que trabalham em pé. (fonte)
As meias de voo funcionam da mesma maneira, mas são um pouco mais fortes, é claro que não é preciso dizer (mas vou dizer de qualquer maneira) que você deve usar meias de voo em voos de longa distância para evitar pés inchados e, mais importante, trombose venosa profunda .
5. Experimente uma massagem nas pernas
Você não precisa ir a um spa para isso, você pode facilmente massagear suas pernas e pés em casa, ou melhor ainda, convencer um parceiro a fazê-lo. A massagem aumenta a circulação na área e faz o sangue fluir das pernas. Use movimentos firmes na direção do coração. (fonte)
6. Eleve os pés
Como já mencionei, a gravidade é uma grande parte do motivo pelo qual ficamos com os pés inchados. Faça a gravidade trabalhar a seu favor levantando as pernas – idealmente acima do coração. Isso pode ser tão simples quanto deitar com as pernas em um travesseiro por 30 minutos ou usar um descanso para os pés embaixo da mesa no trabalho. (fonte)
7. Flutuar na Água
Outra maneira de aliviar o efeito da gravidade em nossos membros é flutuar na água. Isso pode ser natação, uma aula de aeróbica ou apenas passar algum tempo caminhando na água na piscina. (fonte)
8. Beba mais água
Além de flutuar na água, você também deve beber. Pode parecer contra-intuitivo, mas a água potável ajuda a diluir o excesso de sal no corpo, que é um grande fator de inchaço. Idealmente, você deve beber 8-10 copos de água por dia. (fonte)
9. Corte o sal
Há muitas razões pelas quais você deve evitar o sal em sua dieta – ele causa pressão alta e doenças cardíacas para começar, mas também está envolvido no inchaço. Reduzir o sal em sua dieta ajudará a reduzir a retenção de água. (fonte)
10. Faça pausas de alongamento
Assim como os exercícios de voo que somos encorajados a fazer para evitar coágulos sanguíneos a 30.000 pés, você também deve fazer uma pausa se estiver passando longos períodos sentado no trabalho. A cada poucas horas, tire alguns minutos para se alongar ou caminhe se estiver sentado. (fonte)
11. Hidroterapia de contraste
Hidroterapia de contraste é um termo chique para alternar tratamentos de água quente e fria. Encha dois baldes com água – um quente e outro frio. Mergulhe os pés na água morna por 3 minutos e depois em água fria por 1 minuto. Repita por 15 minutos. Isso melhorará sua circulação e removerá o fluido de suas pernas. (fonte)
12. Evite roupas apertadas
Se você tem uma calça ou calcinha muito apertada, agora é a hora de abandoná-la. Usar roupas apertadas nas pernas e na cintura restringe a circulação e piora os pés inchados. (fonte)
13. Verifique seus sapatos
Às vezes, a causa dos pés inchados pode ser tão simples quanto usar o par de sapatos errado. Certifique-se de ter espaço suficiente para mexer os dedos dos pés – sapatos apertados restringirão o fluxo sanguíneo. (fonte)
14. Verifique seus medicamentos
Às vezes, medicamentos prescritos podem causar retenção de líquidos, então marque uma consulta com seu médico para discutir isso. Se você identificar o culpado, pode ser possível tentar uma alternativa.
15. Use óleo essencial de toranja
Os óleos essenciais não são apenas relaxantes, mas alguns também têm propriedades medicinais. Sugere-se que o potássio da toranja ajuda a eliminar o excesso de líquido, então tente mergulhar os pés na água com algumas gotas de óleo essencial de toranja. Um aviso, porém, a toranja interage severamente com muitos medicamentos prescritos, portanto, verifique com seu médico ou farmacêutico antes de tentar isso. (fonte)
Cuidados
Na maioria dos casos, os pés inchados têm uma causa subjacente simples, mas em alguns casos podem ser um sinal de algo sinistro. Sempre verifique os pés inchados pelo seu médico antes de prosseguir com os remédios acima. Algumas condições graves que resultam em pés inchados incluem:
- Pré-eclâmpsia na gravidez
- Exacerbações de insuficiência cardíaca congestiva
- Insuficiência hepática
- Falência renal
- Fraturas do pé e tornozelo
- Coágulos de sangue
Algumas dessas doenças podem ser fatais, portanto, não as ignore. Além disso, se você tiver uma das doenças acima, o uso de remédios naturais pode piorar, então só prossiga com os remédios acima se o seu médico tiver dado o aval. (fonte)
Conclusão
Se você tentar alguns dos remédios caseiros acima para pés inchados, verá uma melhora em questão de dias. Eu não posso enfatizar a importância do exercício regular e dieta com baixo teor de sal na prevenção de pés inchados o suficiente. E é ótimo para sua saúde geral, portanto, certifique-se de se concentrar nisso como prioridade. Seu corpo irá te agradecer!
Referências: 1, 2, 3, 4, 5
Mais
Conteúdo verificado por RJ5929
Sempre procure um médico
Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.
Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.
Fact-checking | Autentic | DMCA | Report |