Biblioteca

9 dicas para diminuir seus poros naturalmente

  Verificado   Acurado   DMCA   Denunciar

Tenho um pouco de vergonha de admitir que fui influenciada pelas revistas, procurando por uma pele tão lisa e uniforme quanto o papel brilhante em que os anúncios de maquiagem são impressos. Os poros são tão pequenos que parece trivial se preocupar com eles, mas todos nós temos nossos problemas, então por que não tentar melhorar o que temos?

Eu queria saber se eu estava perseguindo algo impossível. O tamanho dos seus poros é geneticamente determinado e imutável ou os remédios naturais podem ajudar? Depois de alguma pesquisa, posso dizer com segurança que encontrei a resposta. Continue lendo para 9 dicas para diminuir seus poros naturalmente.

O que são poros?

Os minúsculos (ou não tão pequenos, conforme o caso…) orifícios na superfície da sua pele estão lá para liberar óleo. Você realmente tem poros por todo o corpo, mas eles são principalmente do tipo que liberam suor, e estes são muito menores do que a variedade de liberação de óleo encontrada em seu rosto.

Uma mulher examinando seu rosto em um pequeno espelho.

Seus poros são mais visíveis em áreas que produzem mais óleo, por exemplo, a testa e o nariz. Infelizmente, se você tem poros grandes, é principalmente devido à genética. Os tons de pele mais escuros geralmente têm poros maiores do que os mais claros e aqueles com pele seca tendem a ter os poros menores de todos, pois não produzem muito óleo. (fonte)

9 dicas para diminuir seus poros naturalmente

Embora o tamanho dos nossos poros seja determinado geneticamente, existem certos fatores que podem esticá-los e fazê-los parecer ainda maiores. Estes, podemos lidar com eles. Alguns exemplos são o sebo preso, a exposição ao sol e o acúmulo de células mortas da pele. Escolher seus poros ou espinhas também é um grande não-não. Aqui estão 9 dicas para diminuir seus poros naturalmente:

1. Mantenha sua pele limpa

Qualquer coisa que aplicamos em nosso rosto pode entrar em nossos poros e esticá-los. Isso inclui maquiagem, hidratantes e sujeira. Se possível, tente não usar maquiagem o tempo todo. Eu sempre tomo minha maquiagem quando chego em casa do trabalho e limpo à noite antes de dormir. A limpeza após o treino também é vital. (fonte)

2. Esfoliar

A maioria de nós usa limpador e hidratante como parte de nossa rotina diária de cuidados com a pele, mas com que frequência você esfolia? É mais importante do que podemos perceber, especialmente quando se trata de fazer nossos poros parecerem menores. A esfoliação remove as células mortas da pele que podem bloquear os poros.

Uma mulher usando uma esponja no rosto.

Existem muitas maneiras naturais de esfoliar – a minha favorita é com farinha de amêndoa. Não é muito áspero para a minha pele sensível e é rápido e fácil de preparar. Basta misturar um pouco de farinha de amêndoa com água e combinar em um processador de alimentos até obter uma pasta fina.

Aplique no rosto e massageie suavemente por 5 minutos. Lave com água morna e repita 1-3 vezes por semana, dependendo de como sua pele tolera. (fonte)

3. Use uma máscara de argila

As máscaras de argila não são apenas uma ótima maneira de relaxar uma ou duas vezes por semana, elas também são perfeitas para quem tem pele oleosa e poros dilatados. A argila de caulim absorve o excesso de óleo e ajuda a desobstruir os poros. (fonte)

4. Experimente um vapor facial

Eu já havia usado banhos de vapor faciais como um remédio natural para um nariz entupido. Também é útil para remover óleo e sujeira dos poros. O calor do vapor abre os poros, enquanto as gotas de água lavam todos os detritos.

Uma mulher inalando vapor.

Adicione um pouco de água quente a uma tigela. Você pode adicionar algumas gotas de óleo essencial, como eucalipto, para um efeito antibacteriano. Coloque o rosto sobre a tigela e cubra com uma toalha. Faça isso por 10 a 15 minutos e depois lave a pele com água morna. (fonte)

5. Use protetor solar

Não é apenas uma música cativante de Baz Luhrmann, usar protetor solar é uma ótima ideia geral. A exposição ao sol envelhece nossa pele, reduzindo a elasticidade, o que leva a poros soltos. Um protetor solar de alto fator irá protegê-lo. (fonte)

6. Aplique uma máscara facial de iogurte

Existem toneladas de produtos comerciais por aí que afirmam diminuir seus poros. No entanto, você pode ter algo em sua geladeira que é tão bom quanto.

Iogurte natural pode dissolver impurezas em seus poros e se você pegar o tipo probiótico, também ajuda a equilibrar as bactérias “boas” naturais da sua pele. Aplique-o diretamente no rosto por cerca de dez minutos, depois enxágue com água morna.

7. Aplique uma máscara de clara de ovo

À medida que as claras secam, elas encolhem para produzir uma película fina. Segue-se que colocá-los em seu rosto também apertará linhas finas e poros.

Para fazer uma máscara de clara de ovo em casa, misture uma clara de ovo com suco de limão (para mascarar o cheiro de ovo). Lave o rosto com água morna e depois massageie a mistura na pele. Deixe por 15-20 minutos e depois lave com água morna. (fonte)

8. Lave o rosto com vinagre de maçã

O vinagre de maçã é uma cura milagrosa para muitas doenças de saúde. Ajuda a equilibrar o pH da sua pele, mantém as bactérias indesejadas afastadas e limpa a sujeira e as impurezas.

Suco de maçã com maçã.

Dilua o vinagre de maçã com uma quantidade igual de água. Aplique no rosto com uma bola de algodão. Enxaguar com água morna após alguns minutos e depois hidratar normalmente. (fonte)

9. Limpe com Pepino

O suco de pepino tem propriedades adstringentes, o que significa que pode encolher os poros abertos. Misture um pepino e, em seguida, passe-o por uma peneira para extrair o suco. Você também pode usar um espremedor, se tiver um. Aplique isso na pele com uma bola de algodão e deixe por 15-20 minutos. Em seguida, lave com água fria. (fonte)

Outras dicas e cuidados

Tente não tocar sua pele excessivamente, especialmente se você não lavou as mãos. Se fizer isso, você está adicionando mais óleo e sujeira das palmas das mãos, o que obstrui os poros.

Sempre use ingredientes de alta qualidade e não exagere nesses tratamentos para minimizar o risco de irritação. Se você perceber que sua pele está secando ou ficando vermelha ou inflamada de qualquer um desses tratamentos, dê uma pausa por alguns dias. (fonte)

Conclusão

Tentar todos esses métodos parece um grande esforço, mas estamos presos com a mesma pele por toda a vida, então vale a pena investir tempo para cuidar disso. Eu faço alguns desses tratamentos 2 ou 3 vezes por semana e notei meus poros encolhendo. No entanto, eles se estendem novamente se eu sair de férias por quinze dias e interromper minha rotina, então você precisa criar um hábito de longo prazo para manter seus poros limpos e claros.

Referências: 1, 2, 3, 4, 5

Mais

Conteúdo verificado por RJ5929

Sempre procure um médico

Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of Salutio.org. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified with your trusted doctor, this being just a vehicle for basics about certain healthy behaviors, conscious food consumption and other notions. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance.

Disclaimer – (Portuguese version>) Este conteúdo foi elaborado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou pelo trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário de Salutio.org. Trata-se de um serviço sem fins lucrativos. É fortemente recomendado que todos os detalhes e informações publicadas sejam cuidadosamente verificados com seu médico de confiança, sendo este apenas um veículo para noções básicas sobre determinados comportamentos saudáveis, consumo consciente de alimentos e outras noções. Nunca permitimos recomendação de medicamentos, bulas de remédios ou qualquer orientação medicamentosa.

  Verificado   Acurado   Análise   Denunciar

Mostrar mais

CORE

Conselho de Mídia Independente - Grupo independente, de atuação jornalística; baseado em SP. Replica e elabora conhecimentos e assuntos de utilidade pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito.