Biblioteca

10 alimentos comuns para infecções gengivais

A doença da gengiva é extremamente comum. 95% de nós sofrerá com isso em algum momento de nossas vidas. (fonte) Agora, quem tem medo do dentista? Aposto que é outra alta porcentagem de vocês. Portanto, não é de admirar que procuremos um remédio caseiro para nossas doenças bucais antes de mergulhar e ir para a cirurgia dentária.

Os remédios caseiros são eficazes para infecções nas gengivas? Bem, depende do tipo exato de infecção e sua gravidade. Em alguns casos você não pode evitar o dentista. No entanto, se você tiver uma infecção leve, existem várias ótimas opções. Felizmente, eu fiz a pesquisa para você, continue lendo para 10 remédios caseiros para infecções nas gengivas.

Diferentes tipos de infecção gengival

Nossa boca é naturalmente cheia de bactérias, e geralmente isso não é problema – elas são do tipo “bom”. No entanto, quando temos uma infecção gengival, isso significa que as bactérias romperam a superfície e estão povoando a própria gengiva. Isso pode ser problemático, pois em casos graves pode entrar no sangue, levando a uma infecção de corpo inteiro com risco de vida.

Um médico em uma sala de operações.

Gengivite e Periodontite

A gengivite é o termo para o tecido gengival inflamado geralmente como resultado do acúmulo de placa nos dentes que endurece para se tornar tártaro. Se não for tratada, a gengivite pode se transformar em periodontite – uma condição mais grave que pode causar perda de dentes e retração das gengivas.

Abscessos

Outra maneira pela qual as bactérias podem se manifestar em suas gengivas é formar um abscesso. Um abscesso pode se formar em qualquer parte do corpo, mas é particularmente desconfortável quando ocorre na boca. É basicamente um caroço inchado cheio de pus (eca, eu sei) que novamente tem o potencial de romper a corrente sanguínea se não for tratado. (fonte)

Os sintomas da infecção gengival

Dependendo da infecção gengival exata em questão, os sintomas podem variar um pouco. Fique atento aos seguintes sinais de infecção gengival:

  • Gengivas vermelhas e inchadas
  • Sangramento ao escovar
  • Dor ou sensibilidade na gengiva
  • Gosto ruim na boca
  • Mal hálito
  • Pus visível ou caroço na gengiva
  • Dentes sensíveis

(fonte)

Causas da infecção gengival

A principal causa da doença gengival é a má higiene oral. A placa se acumula entre a gengiva e o dente, eventualmente infectando a gengiva. Ter um dente lascado também é um fator de risco, juntamente com tabagismo, predisposição genética, má alimentação e estresse. (fontes 1, 2)

10 remédios caseiros para infecções de gengiva

1. Alho

O alho contém um composto chamado alicina que confere propriedades antimicrobianas. Um estudo no The Journal of Medicinal Food testou a alicina contra a cárie dentária e a periodontite.

Alho.

Verificou-se ser eficaz contra todas as bactérias testadas. Esmague um dente de alho e misture com o mesmo volume de mel ou óleo de coco para formar uma pasta. Deixe agir por alguns minutos e depois aplique nas gengivas. (fonte)

2. Óleo de cravo

Meu farmacêutico recomendou o óleo de cravo quando tive dor de dente há alguns anos para que eu possa atestar sua eficácia. Possui propriedades antifúngicas, antissépticas, bactericidas e analgésicas. Também pode aliviar a inflamação.

Depois de escovar os dentes, massageie as gengivas muito suavemente com óleo de cravo. Repita duas vezes ao dia até resolver. (fonte)

3. Óleo de hortelã-pimenta

Hortelã-pimenta

A hortelã-pimenta é outro óleo essencial com propriedades anti-sépticas e anti-inflamatórias. Também tem um efeito de resfriamento como resultado de seu teor de mentol. Aplique óleo de hortelã-pimenta nas gengivas inflamadas da mesma forma que o óleo de cravo nº 5 acima. (fonte)

4. Solução de água salgada

A água salgada mata as bactérias sugando todo o líquido de suas células e estourando-as. Não é uma imagem bonita, mas é exatamente isso que queremos quando se trata de combater a infecção da gengiva. Também pode extrair fluido de suas gengivas para reduzir o inchaço.

Dissolva 1 colher de chá de sal em ½ xícara de água morna. Enxágue bem a boca com a solução por cerca de um minuto. Repita várias vezes ao dia até resolver. (fonte)

5. Chá

Uma xícara de café quente.

O chá preto, em particular, contém altos níveis de ácido tânico que combatem a dor e a inflamação. Ele também contém antioxidantes que podem ser úteis para a infecção.

Mergulhe um saquinho de chá em água quente por 10 minutos e depois deixe esfriar. Coloque o saquinho de chá na área da gengiva afetada por cinco minutos. Repita várias vezes ao dia até resolver. (fonte)

6. Pasta de cúrcuma

A cúrcuma é uma especiaria usada na medicina asiática e do Oriente Médio há centenas de anos. O constituinte ativo é a curcumina, que possui propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias.

O Journal of Natural Science, Biology and Medicine sugere fazer uma pasta feita de 1 colher de chá de açafrão com ½ colher de chá de sal e ½ colher de chá de óleo de mostarda para gengivite e periodontite. Você deve esfregar seus dentes e gengivas com esta pasta duas vezes ao dia. (fontes 1, 2)

7. Aloe Vera

Babosa.

Aloe vera tem um efeito refrescante e calmante na pele e gengivas. O Journal of the Indian Society of Periodontology concluiu que o enxaguante bucal com aloe vera pode ser usado para a gengivite. Você pode comprar suco de aloe vera simples para esse fim ou aplicar gel de aloe vera diretamente nas gengivas. (fonte)

8. Peróxido de Hidrogênio

O peróxido de hidrogênio é comumente usado para clarear os dentes, mas você sabia que também é um forte antimicrobiano? Certifique-se de usar a solução de 3%, não a altamente concentrada.

Misture o peróxido de hidrogênio com uma quantidade igual de água. Enxágue a boca com isso e depois cuspa. Repita algumas vezes por semana, não mais do que isso, pois pode causar irritação. Certifique-se também de nunca engoli-lo. (fonte)

9. Mel de Manuka

Favo de mel Manuka.

O mel Manuka é uma variedade especial de mel da Nova Zelândia. Possui potentes propriedades antibacterianas e curativas apoiadas por evidências científicas.

Um estudo no The Journal of The International Academy of Periodontology descobriu que o mel de Manuka pode ser usado para reduzir a placa dentária e o sangramento gengival. Aplique o mel diretamente nas gengivas, mas evite colocar muito nos dentes, pois é rico em açúcar. (fonte)

10. Suco de Cranberry

O suco de cranberry é rico em vitamina C, o que pode ajudar a combater infecções. Também ajuda a impedir que as bactérias adiram aos dentes. Um estudo no The Journal of Periodontology vinculou a baixa vitamina C a taxas mais altas de doença periodontal. Beba um copo pequeno de suco de cranberry diariamente para colher os benefícios. (fonte)

Cuidados

As opções acima são ótimas em casos muito leves de infecção gengival ou enquanto espera alguns dias por uma consulta odontológica. No entanto, se seus sintomas não melhorarem após alguns dias ou piorarem, você deve consultar seu dentista imediatamente. (fonte)

Se você suspeitar que tem um abscesso na gengiva, não tente tratá-lo sozinho, pois ele pode se espalhar facilmente para a corrente sanguínea, o que pode ser fatal. O dentista provavelmente drenará o abscesso e administrará antibióticos para eliminar a infecção.

Conclusão

Desejo-lhe boa sorte com estes 10 remédios caseiros para infecção da gengiva. Lembre-se de cuidar bem de seus dentes para evitar desenvolver uma infecção em primeiro lugar – escove duas vezes por dia, use enxaguante bucal e não coma muito alimentos pegajosos e açucarados.

Referências: 1, 2, 3, 4, 5

Mais

Conteúdo verificado por RJ5929

Sempre procure um médico

Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of Salutio.org. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified with your trusted doctor, this being just a vehicle for basics about certain healthy behaviors, conscious food consumption and other notions. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance.

Disclaimer – (Portuguese version>) Este conteúdo foi elaborado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou pelo trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário de Salutio.org. Trata-se de um serviço sem fins lucrativos. É fortemente recomendado que todos os detalhes e informações publicadas sejam cuidadosamente verificados com seu médico de confiança, sendo este apenas um veículo para noções básicas sobre determinados comportamentos saudáveis, consumo consciente de alimentos e outras noções. Nunca permitimos recomendação de medicamentos, bulas de remédios ou qualquer orientação medicamentosa.

Mostrar mais

CORE

Conselho de Mídia Independente - Grupo independente, de atuação jornalística; baseado em SP. Replica e elabora conhecimentos e assuntos de utilidade pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito.