Biblioteca

Como se livrar de uma unha encravada da maneira natural

  Verificado   Acurado   DMCA   Denunciar

Um pé na areia.

Se você tem o hábito de cortar as unhas muito curtas ou usar sapatos apertados – é provável que você tenha uma unha encravada. Já tive um e a experiência me fez mudar completamente meus hábitos de cuidados com os pés! Pode ser tão doloroso que nunca mais quero uma unha encravada!

O que parece ser uma doença menor pode, na verdade, tornar-se bastante grave. Se você não cuidar de sua unha encravada, ela pode se infectar e a infecção pode se espalhar para todo o seu corpo – o que é fatal. Se você acabou de notar o início de uma unha encravada, não se preocupe, existem maneiras de lidar com isso em casa. Veja como se livrar de uma unha encravada de maneira natural.

O que é uma unha encravada?

Um gráfico mostrando uma unha encravadaVamos começar com o básico – o que exatamente é uma unha encravada? Bem, é uma condição muito comum em que o canto ou o lado da unha do pé cresce na carne ao redor. Eventualmente, a unha perfurará a pele, deixando você com uma ferida aberta com alto risco de infecção. (fonte)

Sintomas de uma unha encravada

Geralmente, será bastante óbvio quando você tiver uma unha encravada, pois o canto da unha estará visivelmente crescendo na carne ao redor. Há mais alguns sintomas a serem observados também:

  • Dor na borda da unha – piorará quanto mais tempo você deixar
  • Vermelhidão, latejamento e inchaço ao redor da unha
  • Dedo do pé dolorido dificultando andar/usar sapatos
  • Vazamento de fluido ou sangue da ferida

(fonte)

Como evitar unhas encravadas

A melhor solução para uma unha encravada é evitá-la em primeiro lugar. Aqui estão algumas dicas para manter os dedos dos pés saudáveis ​​e felizes:

  • Corte as unhas retas e não muito curtas
  • Inspecione seus pés diariamente, especialmente se você ferir um dedo do pé
  • Nunca use sapatos pequenos demais para você
  • Use uma pedra-pomes regularmente ao redor dos dedos dos pés para evitar a pele dura
  • Evite pedicures
  • Nunca remova as cutículas das unhas dos pés

(fontes: 1, 2)

Os pés de um homem na água em uma praia de areia.

Como se livrar de uma unha encravada da maneira natural

Existem alguns pré-requisitos para todos esses métodos para se livrar de uma unha encravada da maneira natural. Antes de tudo, você deve limpar completamente o pé com um sabonete antibacteriano e depois limpar o dedo do pé novamente com álcool isopropílico. Isso é para minimizar o risco de infecção.

Suas ferramentas (pinças, cortador de unhas) devem ser esterilizadas com álcool ou água fervente. Depois de fazer isso, você tem algumas opções diferentes, a maioria das quais suaviza a pele na qual a unha está inserida.

1. Mergulhe em água morna

Mergulhar os pés em uma tigela de água morna apenas suavizará a pele ao redor das unhas. Você deve fazer isso por 20-30 minutos duas vezes ao dia. Algumas substâncias que você pode adicionar à água para efeito antibacteriano ou extra suavizante são:

2. Óleos Naturais

Aplique uma mistura de óleos naturais na unha afetada duas vezes ao dia para reduzir a infecção, aliviar a dor e suavizar a pele. Você deve diluí-los com azeite antes de usar (1 gota em 1 colher de sopa de azeite). Alguns bons óleos são:

3. Limão

Coloque uma fatia fina de limão sobre a área afetada. Amarre-o no dedo do pé com gaze e deixe durante a noite. Substitua duas vezes ao dia. A acidez do limão combate a infecção e suaviza a pele.

4. Loção

Aplique loção, vaselina ou hidratante na unha encravada pelo menos duas vezes ao dia para suavizar a pele. Certifique-se de usar uma marca não perfumada, sem partículas ásperas.

Os pés de um homem na água.

Depois de amaciar a pele, você pode usar uma pinça para tentar separar cuidadosamente o canto da unha da carne onde ela se incrustou. Se você for bem sucedido, você pode colocar um pedaço de algodão estéril sob a unha para evitar que ela se incorpore novamente (troque esse algodão diariamente) ou use um cortador de unhas para cortar o excesso de material da unha.

Em seguida, limpe qualquer sangue ou fluido e use álcool para esterilizar os pés novamente. Tente evitar o uso de meias e sapatos em casa, em vez disso, use chinelos abertos. Aplique creme antibacteriano duas vezes ao dia

(fontes: 1, 2, 3)

Quando procurar um médico

Claro que é melhor consultar um médico em vez de tentar se livrar de uma unha encravada em casa. Se você não ver nenhuma melhora após 3 dias com os métodos acima, você deve fazer o check-out.

Se você tiver diabetes ou notar sintomas de infecção, nem tente tratá-la em casa. Os diabéticos correm maior risco de complicações com lesões nos pés e a dor pode não ser tão aparente devido à má circulação.

Os sintomas de infecção incluem: dor intensa, pus, abscesso (bolha cheia de líquido), inchaço grave ou vermelhidão e febre ou sintomas semelhantes aos da gripe. Se você notar algum desses sinais, consulte um médico imediatamente, pois a infecção pode se espalhar e se tornar fatal. Você provavelmente precisará de um antibiótico. (fonte)

Conclusão

Espero que essas dicas sobre como se livrar de uma unha encravada de maneira natural tenham sido úteis para você. Eu adoraria ouvir como você se sai com eles nos comentários e se você conhece outros métodos, me avise também.

A maioria de nós sofrerá de uma unha encravada pelo menos uma vez na vida. Embora as unhas encravadas geralmente não sejam graves, elas podem ser muito dolorosas e inconvenientes. Certifique-se de seguir as dicas para manter os dedos dos pés saudáveis ​​e felizes para minimizar o risco.

Referências: 1, 2, 3, 4, 5

Mais

Conteúdo verificado por RJ5929

Sempre procure um médico

Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of Salutio.org. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified with your trusted doctor, this being just a vehicle for basics about certain healthy behaviors, conscious food consumption and other notions. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance.

Disclaimer – (Portuguese version>) Este conteúdo foi elaborado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou pelo trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário de Salutio.org. Trata-se de um serviço sem fins lucrativos. É fortemente recomendado que todos os detalhes e informações publicadas sejam cuidadosamente verificados com seu médico de confiança, sendo este apenas um veículo para noções básicas sobre determinados comportamentos saudáveis, consumo consciente de alimentos e outras noções. Nunca permitimos recomendação de medicamentos, bulas de remédios ou qualquer orientação medicamentosa.

  Verificado   Acurado   Análise   Denunciar

Mostrar mais

CORE

Conselho de Mídia Independente - Grupo independente, de atuação jornalística; baseado em SP. Replica e elabora conhecimentos e assuntos de utilidade pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito.