Biblioteca

4 fatos sobre diabetes e boa higiene bucal

As conexões entre diabetes e problemas de saúde como insuficiência renal, doenças cardíacas e derrames estão bem documentadas. Mas o que muitos não sabem é que existe uma ligação distinta entre diabetes e saúde bucal.

O fato lamentável é que problemas bucais e diabetes têm uma relação mutuamente prejudicial – cada um agrava as complicações para o outro. Portanto, qualquer pessoa com a condição deve estar atenta a ambos para se manter saudável.

Abaixo estão os 4 fatos que conectam diabetes e higiene bucal:

1. Boca Doce

Quadrados de chocolate com nozes.

Dado o fato de que você verifica seu açúcar no sangue diariamente, você está bem ciente do fato de que seu sangue contém muita glicose, mas você sabia que o mesmo acontece com sua saliva?

Esta pode ser uma situação perigosa para os dentes se você não mantiver o açúcar no sangue sob controle. Os altos níveis de glicose na saliva agem essencialmente como alimentos doces, que alimentam as bactérias que causam a placa e, finalmente, a cárie dentária.

2. Gengivite e Periodontite

Dentaduras.

A doença da gengiva, ou gengivite, é assustadoramente comum em todos os adultos, mas é importante perceber que aqueles com diabetes são ainda mais suscetíveis a ela.

Quando as gengivas ficam inflamadas com infecção, seu corpo tem mais dificuldade em usar insulina e manter o açúcar no sangue sob controle. Assim, as pessoas com diabetes também são mais propensas a desenvolver gengivite para a periodontite mais grave.

E como se isso não bastasse, o açúcar elevado no sangue piora a doença das gengivas. Assim, as duas condições funcionam em conjunto, cada uma piorando a outra. A boa notícia é que, ao abordar um problema, você também está ajudando o outro.

3. Difícil de curar

Várias ferramentas usadas por pacientes com diabetes, como insulina e um monitor de açúcar no sangue.

É importante ter em mente que, quando o açúcar no sangue está alto, é mais difícil para o corpo se curar. Isso significa que abordar a doença da gengiva ou a cura de qualquer cirurgia oral será mais difícil.

De fato, se seus níveis de glicose estiverem mais altos do que deveriam, você deve adiar qualquer procedimento que exija cura até que o açúcar no sangue esteja novamente sob controle.

4. Causa Oculta

Uma colher de cápsulas e comprimidos.

Estudos provaram ligações entre a saúde bucal e todos os tipos de problemas graves de saúde, mas a ligação com o diabetes parece ser uma das mais fortes.

Alguns até pensam que é possível que a doença gengival seja um fator causal do diabetes. O pensamento é que, se você já está em risco de desenvolver diabetes, a doença gengival pode ser o que empurra sua glicose para níveis perigosos e diabéticos.

A má saúde bucal pode levar a doenças cardíacas, derrames e diabetes.

Se você sabe que está em risco de diabetes, deve estar mais vigilante para manter uma boa saúde bucal.

Cuide da sua higiene bucal

Uma estátua de smurf escovando os dentes e segurando um tubo de pasta de dente.

Independentemente de qualquer outra condição de saúde, é fundamental que todos cuidem bem de seus dentes e gengivas diariamente.

Isso significa escovar por pelo menos 2 minutos duas vezes por dia e usar fio dental pelo menos uma vez por dia. E, claro, você deve visitar seu dentista a cada seis meses para uma limpeza profissional e um check-up. Mas aqui estão alguns outros hábitos diários que podem ajudar a manter seus dentes saudáveis:

  • Tanto para os dentes quanto para o açúcar no sangue, minimize os doces e os alimentos crocantes e ricos em amido.
  • Se você comer alimentos ou bebidas doces, ácidas, mastigáveis ​​ou crocantes, tente enxaguar a boca com água depois de comer.
  • Limite qualquer coisa açucarada a uma vez por dia e enxágue com água ou escove logo em seguida.
  • Defina um cronômetro em seu telefone ao escovar para garantir que você esteja fazendo os 2 minutos recomendados.
  • Se o uso do fio dental for um desafio para você, considere experimentar um fio dental de água, o que pode facilitar o processo.

Não se esqueça de limpar a língua!

Linhas de comunicação

Um dentista realizando uma inspeção oral em uma criança.

Se você tem diabetes, certifique-se de que seu dentista saiba disso.

Ele ou ela provavelmente já tem se você teve a condição quando começou a consultar o dentista, mas se você desenvolver diabetes mais tarde, certifique-se de informá-los na próxima vez que for.

Você deve informar ao seu dentista quais tratamentos ou medicamentos você recebe. Também é uma boa ideia fornecer ao seu dentista as informações de contato do médico que trata do seu diabetes, caso surja algum problema ou dúvida.

E se você estiver passando por algum tratamento odontológico fora do comum, consulte seu médico primeiro para obter a aprovação de que seus níveis de glicose estão em uma faixa segura.

Ter diabetes não significa automaticamente que você terá problemas de saúde bucal, mas é vital que você entenda os possíveis riscos e tome precauções para evitá-los da melhor maneira possível.

Mais

Conteúdo verificado por RJ5929

Sempre procure um médico

Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of Salutio.org. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified with your trusted doctor, this being just a vehicle for basics about certain healthy behaviors, conscious food consumption and other notions. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance.

Disclaimer – (Portuguese version>) Este conteúdo foi elaborado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou pelo trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário de Salutio.org. Trata-se de um serviço sem fins lucrativos. É fortemente recomendado que todos os detalhes e informações publicadas sejam cuidadosamente verificados com seu médico de confiança, sendo este apenas um veículo para noções básicas sobre determinados comportamentos saudáveis, consumo consciente de alimentos e outras noções. Nunca permitimos recomendação de medicamentos, bulas de remédios ou qualquer orientação medicamentosa.

Mostrar mais

CORE

Conselho de Mídia Independente - Grupo independente, de atuação jornalística; baseado em SP. Replica e elabora conhecimentos e assuntos de utilidade pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito.